Instalação da correia sincronizadora do Daewoo Lanos

Escrito por don bowman | Traduzido por eduardo gama
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Instalação da correia sincronizadora do Daewoo Lanos
Sempre troque a correia antes da quilometragem limite (IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images)

O fabricante recomenda que a correia sincronizadora seja substituída a cada 110.000 km. Esta é uma avaliação feita após analisar o histórico de serviços do motor. Este mecanismo foi identificado como um mecanismo de interferência, pois no caso de falha na correia sincronizadora, os danos ao motor podem ser muito elevados. Por esta razão, não é recomendado ultrapassar a quilometragem para troca. A troca da correia não é um processo tão difícil, porém as instruções devem ser seguidas corretamente ou danos ao motor podem ocorrer assim que ele for ligado.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Conjunto chave soquete de 1/4''
  • Chave catraca com encaixe para soquete de 1/4''
  • Conjunto chave soquete de 1/2''
  • Chave catraca com encaixe para soquete de 1/2''
  • Conjunto chave soquete de 3/8''
  • Chave catraca com encaixe para soquete de 3/8''
  • Jogo de chave de boca
  • Macaco
  • Cavaletes

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Instruções

  1. 1

    Levante com o macaco e apoie-o nos cavaletes. Remova o filtro de ar, a caixa do filtro e os dutos de admissão. Retire o conjunto do filtro de ar.

  2. 2

    Remova a roda direita. Retire a corrente de acessórios. Remova o parafuso do virabrequim e sua polia também. Remova os parafusos da direção hidráulica e a cobertura da correia sincronizadora. Coloque temporariamente o parafuso do virabrequim e gire em sentido horário até que a marcação da polia, um triangulo desenhado na engrenagem, fique alinhada com o triângulo correspondente marcado no bloco do motor.

  3. 3

    Tenha certeza que as marcas de sincronismo estejam alinhadas na engrenagem do comando de válvulas. Estas são linhas que passam pelo dente de cada uma das engrenagens. Essas marcas devem ficar alinhadas no meio de cada engrenagem e apontar uma para a outra. Se elas não alinharem, gire o virabrequim mais uma vez e elas vão alinhar. É necessário duas voltas para uma rotação completa do virabrequim.

  4. 4

    Afrouxe os parafusos da bomba d'água; usando a chave 3/8''. Gire a bomba em sentido horário, para longe da correia e aperte de leve os parafusos para que ela fique ali. Remova a correia sincronizadora. Tenha certeza que as marcas estejam alinhadas e coloque a nova correia no lado direito da engrenagem e no sentido anti-horário. Mantenha a tensão no lado direito do esticador.

  5. 5

    Afrouxe os parafusos da bomba d'água e gire-a no sentido anti-horário para aplicar tensão na correia. Observe o tensor, que fica acima da bomba e aplique tensão com a bomba até que os indicadores no tensor alinhem-se sobre ele. Suavemente aperte os parafusos da bomba d'água.

  6. 6

    Gire o mecanismo mais duas vezes e alinhe as marcas de sincronismo corretamente. Afrouxe os parafusos da bomba d'água e, usando a chave soquete, aplique tensão até que os marcadores estejam alinhados. Aperte os parafusos da bomba d'água.

  7. 7

    Coloque a cobertura da correia sincronizadora e os parafusos da bomba de direção hidráulica e aperte-os. Remova o parafuso do virabrequim e coloque a polia e seu parafuso, depois use um torquímetro para aplicar ao parafuso da polia 70 libras-pé de torque. Instale os demais componentes na ordem inversa que você removeu.

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