×
Loading ...

Como instalar tomadas elétricas consecutivas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tomadas elétricas de parede são ligadas umas às outras em um circuito até que ele termine na última tomada, que é chamada de tomada final, enquanto as outras são as intermediárias. A ligação de duas tomadas consecutivas consiste em uma tomada em cada um dos lados de uma parede interior, onde uma é conectada e recebe energia da que está no outro lado. Tomadas consecutivas podem ser instaladas tanto com tomadas finais como intermediárias.

Instruções

Retire a isolação de cada ponta dos fios utilizando um desencapador de fios (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Desligue na caixa de disjuntores a energia do circuito da tomada em que você estiver trabalhando. Conecte um aparelho elétrico portátil (como uma lâmpada) em cada tomada do circuito para ter certeza de que a energia está desligada.

    Loading...
  2. Desparafuse e retire o espelho frontal da tomada onde vai ser conectada a nova tomada no outro lado da parede. Também remova os parafusos que seguram a tomada na caixa elétrica na parede, para assim retirá-la.

  3. Passe um cabo elétrico de bitola 12/2 ou 14/2 da caixa elétrica da tomada pela cavidade da parede interior e, por fim, para a caixa da nova tomada no outro lado da parede. Certifique-se de deixar 20 cm de cabo em cada caixa antes de cortar o cabo do rolo com um cortador apropriado.

  4. Retire 2,5 cm do revestimento externo do novo cabo de onde ele entra em cada caixa (utilize uma faca). Corte 1,3 cm do revestimento plástico de cada ponta de todos os fios pretos e brancos utilizando um cortador de fios. Utilizando um alicate de nariz comprido, dobre as pontas de todos os fios em um formato de gancho.

  5. Conecte o fio preto na caixa em um terminal de latão e o fio branco no terminal prata da nova tomada e aperte os parafusos. O fio terra exposto deverá ser ligado no terminal terra e seu parafuso, apertado. Empurre os fios e a tomada na caixa, fixando as duas com dois parafusos. Coloque e fixe com o parafuso o espelho frontal na tomada.

  6. Conecte o fio preto que sai da caixa a um dos terminais de latão na tomada e aperte o parafuso. Algumas tomadas possuem um orifício de entrada próximo aos terminais preto e branco; se for o caso, apenas enfie a ponta do fio preto em um buraco próximo a um dos terminais de latão. Ligue o fio branco a um dos terminais pratas (ou orifício de entrada) e aperte o parafuso. O fio terra exposto deve ser conectado ao terminal terra e seu parafuso, apertado.

  7. Empurre a tomada junto com os fios na caixa, fixe as duas com os dois parafusos e, por fim, prenda o painel frontal na tomada com o parafuso. Ligue a energia na caixa de disjuntores.

Loading...

Dicas

  • Utilize a mesma bitola de fio (12/2 ou 14/2) que o fio existente no circuito da tomada. Caso esteja em dúvida, ligue para o departamento de obras local da cidade para saber a bitola correta do fio utilizado em sua região.

Aviso

  • Verifique duas vezes se a energia está desligada antes de mexer no circuito da tomada.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Cabo elétrico de bitola 12/2 ou 14/2
  • Cortador de fio
  • Faca
  • Desencapador de fios
  • Alicate de nariz comprido
  • Tomada nova

Referências

Loading ...
Loading ...