Instruções para fazer guardanapos costurados com bainha

Escrito por anne baley | Traduzido por ellen zanelato
Instruções para fazer guardanapos costurados com bainha

Faça um conjunto de guardanapos costurados com bainha

White plate on linen cloth with cutlery and colourful napkin image by Sophia Winters from Fotolia.com

Guardanapos feitos à mão são um luxo que poucas pessoas possuem. Esses guardanapos comumente são visto como ricos e ostentativos, mas eles podem se encaixar facilmente em um estilo de vida econômico. Guardanapos de pano são melhores para o meio ambiente, porque são reutilizados ao invés de jogados fora como os de papel. Eles podem ser feitos de qualquer cor ou estampa que você desejar, para que sua mesa fique coordenada independentemente da estação do ano. Os guardanapos de pano são um projeto fácil de se fazer. Um conjunto de quatro, por exemplo, demora de duas a três horas para ser feito por um iniciante.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tecido de algodão
  • Tesoura
  • Ferro
  • Alfinetes
  • Agulha
  • Linha

Lista completaMinimizar

Instruções

    Preparando os quadrados de tecido

  1. 1

    Corte um quadrado de 47,5 centímetros. Use um tecido de algodão com estampa para um visual casual ou linho para um projeto mais formal.

  2. 2

    Disponha o quadrado de tecido em uma mesa com o lado certo virado para baixo. Dobre 60 mm da borda direita e coloque um alfinete para segurar. Dobre 60 mm da dobra esquerda e alfinete bem firme. Passe ferro sobre a dobra para criar um vinco no tecido. Remova os alfinetes.

  3. 3

    Dobre 60 mm nas bordas de cima e de baixo e coloque alfinetes para segurá-las firmemente. Passe o ferro nessas dobras para criar vincos no tecido. Remova os alfinetes.

  4. 4

    Abra as dobras pelas quais você passou o ferro. Você verá um quadrado criado em cada canto por um vinco vertical e um horizontal. Corte esses quadrados e remova-os do tecido. Feche as dobras de volta nos vincos feitos com ferro.

  5. 5

    Dobre 60 mm nas bordas esquerda e direita novamente, sobre as dobras anteriores. Alfinete para segurá-las e passe o ferro para criar vincos. Dobre 60 mm nas bordas de cima e de baixo, alfinete e passe o ferro para criar vincos da mesma forma.

    Costurando as bordas

  1. 1

    Use uma linha que combine com a cor do guardanapo para passar na agulha. Faça um nó em um pedaço de linha, então você costurará com linha única.

  2. 2

    Dê um ponto no meio da lateral direita do guardanapo, diretamente abaixo da borda dobrada. Esse ponto deve ficar a cerca de duas linhas de tecido abaixo. Empurre a agulha para cima no tecido em direção à ponta dobrada e faça um pequeno ponto na borda da dobra. Esse ponto deve ter apenas três linhas de comprimento.

  3. 3

    Faça outro ponto pequeno no tecido diretamente abaixo da dobra, cerca de 60 mm mais próximo da borda de cima que o primeiro ponto. Dê outro ponto pequeno na dobra diretamente acima desse ponto.

  4. 4

    Continue alternando pontos pequenos no tecido principal com pontos na bainha dobrada. Dê pontos dessa forma por todo o perímetro do guardanapo. Dê um nó e aperte quando chegar ao final, escondendo o nó na bainha.

  5. 5

    Costure pequenos pontos no topo das camadas dobradas que criaram cada canto. Isso ajudará a evitar que as bordas soltas fiquem presas em algo e se desfaçam.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media