on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Instruções para fazer um homem de origami

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Origami é a arte asiática de dobrar papel para criar modelos. O modelo da garça, um símbolo da paz, é um dos desenhos de origami mais populares. A arte originou-se a séculos atrás na China, tornando-se popular no Japão e na Coréia. Ela agora permeia todo o mundo. Se você é um iniciante no origami, comece com um desenho simples como uma figura geométrica. Criando um homem de origami é mais complexo e requer muitas dobras.

Instruções

Origami é a antiga arte da dobra de papel (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Corte um pedaço de papel de maneira que ele fique com 15 cm por 30 cm. Use um papel razoavelmente resistente — mas não tão grosso que se torne difícil de dobrar e nem tão fino que ele não conserve sua forma.

    Loading...
  2. Dobre o papel na metade da largura e dobre as bordas de forma franzida. Dobre na metade novamente da mesma forma e faça as franjas.

  3. Desdobre a última dobra feita e dobre o papel em quartos para que os dois lados encontrem as franjas no meio.

  4. Desdobre as dobras formadas no passo 3 e dobre a página em oitavos. Cada dobra anterior agora estará dobrada na metade. Continue dobrando as bordas fazendo franjas.

  5. Desdobre as dobras do passo 4 e dobre o papel em 16 partes iguais. O papel parecerá um leque dobrado.

  6. Desdobre as dobras feitas no passo 5 e vire o papel verticalmente, de forma que todas as dobras fiquem viradas para você. Dobre o papel em 16 partes novamente, usando o método acima. As dobras ficarão viradas em direções opostas às dobras anteriores.

  7. Desdobre todo o papel. Dobre-o pelo vinco do meio na largura. Comece a seguir os vincos formados nas bordas do quadrado dobrando cada borda abaixo de um vinco e selando com os dedos, formando pontas nos quatro cantos. Use as unhas para se certificar que as pontas estejam firmemente fixadas.

  8. Esprema os dois pontos da base com os dedos conforme segue o vinco para dobrar o meio do papel para cima, de forma que as pontas se tornem maiores e o meio desapareça. As pontas estão se tornando as pernas. Mesmo que esse movimento pareça difícil, ele deve fluir naturalmente agora, devido aos vincos que você já formou.

  9. Esprema os dois pontos superiores com os dedos enquanto dobra os vincos para cima pelo meio de papel para que as pontas fiquem maiores e o meio desapareça para formar braços. Novamente, esse movimento deve fluir naturalmente por causa das dobras que você já formou.

  10. Você terá duas pernas e dois braços, e um corpo retangular comprido no meio. Esprema o retângulo entre os braços para formar a cabeça. Para maior detalhe, você pode dobras as pontas dos braços e pernas para fazer mãos e pés.

Loading...

O que você precisa

  • Papel medindo 21,5 cm por 28 cm
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...