Instruções para utilizar multímetros digitais

Escrito por kim lewis | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções para utilizar multímetros digitais
Aprenda a usar um multímetro digital (Digital Multimeter image by TekinT from Fotolia.com)

Multímetros digitais são instrumentos usados para medir resistências, tensões e correntes em dispositivos e circuitos eletrônicos. Eles são preferidos em detrimento dos analógicos porque o display digital é mais fácil de ser lido e também por serem mais precisos. Esses aparelhos são essenciais em medições, testes, solução de problemas e reparos de circuitos e componentes.

Outras pessoas estão lendo

O básico

Multímetros podem funcionar como amperímetros, para medir corrente, voltímetros para medir tensão, ou ohmímetros, para medir resistência. Possuem uma alavanca ou botão que permite alternar entre todas as funções. Os modelos mais sofisticados custam mais por terem mais capacidade e serem mais precisos. A precisão é importante quando você estiver medindo componentes que possam ser usados em uma nave da NASA, por exemplo.

Os multímetros variam em tamanho, de pequenos dispositivos portáteis até os de mesa, com grandes dimensões, que geralmente necessitam de tensão alternada para funcionar. Os portáteis precisam ter suas baterias trocadas periodicamente e ambos necessitam ter os fusíveis substituídos ocasionalmente, para fins de manutenção.

Medição de tensão

Multímetros digitais têm duas configurações de tensão - AC e DC (corrente alternada e corrente contínua, respectivamente). É importante escolher a configuração adequada para que as leituras não sejam feitas de forma errada. Voltímetros não devem ter corrente passando através deles, assim que um multímetro deve ser colocado em paralelo com o circuito. As ponteiras devem tocar cada lado do componente em questão, observando a polaridade para que a ponteira positiva seja conectada ao polo positivo e a negativa ao polo negativo.

Medição de corrente

Para que o multímetro digital funcione como amperímetro, a corrente deve fluir através dele para poder ser medida. Portanto, ele precisa ser colocado em série dentro do circuito, prestando atenção à polaridade. Mais uma vez, é importante escolher a configuração AC ou DC adequada.

Medição de resistência

Essas medições devem ser feitas do lado de fora do circuito e sem corrente elétrica. O multímetro digital deve ser colocado na configuração de resistência e uma ponteira em cada polo do componente cuja resistência se quer medir.

Essas medições são usadas para verificar a precisão do elemento ou dispositivo em questão, podendo ser usadas também para encontrar o valor de um componente desconhecido. Para fazer isso, escolha a configuração com valor de resistência mais baixo e aumente gradualmente até que uma leitura seja obtida.

Outras medições

Muitos multímetros possuem uma configuração conhecida como "teste de continuidade". Esse teste é utilizado para saber se um circuito está fechado. Um circuito fechado tem corrente elétrica fluindo através dele, enquanto que um circuito aberto tem alguma falha, que pode ocorrer devido a um componente danificado, por exemplo.

Multímetros mais avançados possuem configurações para medir diodos, indutância e capacitância. Alguns são capazes de mostrar as propriedades de transistores, como ganho ou amplificação. Outros podem, inclusive, fazer medições de lógica e frequência. Todas elas são encontradas no manual do usuário ou estão identificadas no próprio instrumento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível