Por que o interior da pata do meu cachorro está vermelho?

Escrito por brian clark | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o interior da pata do meu cachorro está vermelho?
Muitas problemas podem fazer com que a pata de um cão fique vermelha (paw image by pusti from Fotolia.com)

Existem muitas razões pelas quais o interior da pata de um cachorro pode estar vermelho, como coceira e inflamação. Se o animal entrou em contato com uma substância alérgica ou irritante, isso pode causar vermelhidão nas patas. Lambidas frequentes também podem fazer o mesmo. É importante identificar a fonte do problema para tratá-lo.

Outras pessoas estão lendo

Infecção de levedura

A Malassezia pachydermatis é uma levedura encontrada na pele dos cães saudáveis​​. Certas condições imunológicas podem deixar um cão predisposto a uma infecção desta levedura. Ela frequentemente afeta as patas, porque essa área tende a ser úmida e a circulação de ar entre os dedos é pobre. Ela pode causar coceira e inflamação. O cachorro pode lamber suas patas para ajudar a aliviar a irritação, o que deixa as patas ainda mais vermelhas.

Dermatite alérgica de contato

A dermatite alérgica de contato ocorre como resultado de uma reação de hipersensibilidade a uma substância no meio ambiente. Nem todos os cães terão essa reação. Algumas raças são predispostas a determinados alergênicos. Alguns exemplos de substâncias que podem causar uma dermatite alérgica de contato são a borracha, a lã, os desodorantes de tapete e os corantes. Essa doença é comum nas patas e nos dedos, pois essas áreas são geralmente as primeiras a entrar em contato com o alérgeno.

Dermatite de contato irritante

A dermatite de contato irritante pode levar as patas a ficarem vermelhas. Essa doença ocorre quando as patas entram em contato com uma substância irritante no ambiente. Ela é diferente da dermatite alérgica, porque, no caso da dermatite de contato irritante, todos os cães teriam uma reação à essas substâncias. Esta doença é causada por coisas como o sal da estrada e a seiva do veneno de hera, e pode levar à irritação das patas e à vermelhidão.

Alergias inalantes

Muitos cães sofrem de alergias inalantes. Elas são causadas por substâncias presentes no meio ambiente como pólen, ácaros, fungos e mofo que sejam inaladas e fazem com que o sistema imunológico reaja. O sistema imunológico do cachorro libera a histamina como uma reação a essas substâncias, levando à coceira generalizada por todo o corpo, incluindo as patas. Para aliviar a coceira os cães podem lamber as patas.

Granulomas de lambedura

Os granulomas de lambeduras são manchas na pata doloridas e inflamadas. As patas ficam molhadas e gotejando porque o cão as lambe incessantemente. Não há uma causa definitiva para os granulomas de lambeduras, mas possíveis culpados podem incluir uma reação a um alérgeno que provoca uma propensão a lamber a área. Outras teorias sugerem que a lambedura é estimulada por um objeto estranho na pata. Lamber pode ser uma fonte de estímulo psicológico para aliviar o estresse causado por doenças, como ansiedade por separação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível