Como interpretar exames de sangue?

Escrito por michele harvey | Traduzido por dimitrios meimaridis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como interpretar exames de sangue?
Exames de sangue são um importante passo para diagnosticar uma enfermidade (blood testing image by John Keith from Fotolia.com)

O seu sangue é o que mantém você vivo, é natural desejar entender o exame de sangue. Esses testes podem ser requisitados por um procedimento de rotina ou para auxiliar no diagnostico e tratamento de uma doença. De acordo com o Seattle Treatment Education Project, os valores de sangue são interpretados juntos por que individualmente não mostram um caso por completo. Muitos fatores podem afetar um exame de sangue.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Entenda que a sua contagem completa do sangue (CBC) é um exame de rotina, utilizado para determinar a sua saúde em geral. Os valores mais importantes do seu CBC são a contagem de glóbulos brancos (leucócitos), glóbulos vermelhos (hemácias), hemoglobina, hematócrito, volume corpuscular médio (MVC) e plaquetas.

    Como interpretar exames de sangue?
    Monitoramento de células vermelhas e brancas (in,jan,red,white image by Vita Vanaga from Fotolia.com)
  2. 2

    Leia o resultado da contagem de leucócitos e compare com a média geral de 4.500 a 1.000. A função dos glóbulos brancos é lutar contra infecções; uma contagem alta desses glóbulos pode indicar uma infecção, enquanto uma contagem baixa pode ser fruto do uso de medicamentos.

    Como interpretar exames de sangue?
    Células brancas são responsáveis pela defesa do corpo contra infecções (orange element in white glass image by Vita Vanaga from Fotolia.com)
  3. 3

    Observe os padrões normais para a contagem de glóbulos vermelhos, hemoglobinas e hematócrito: os níveis devem estar entre 4,5 a 5,9 para homens e 4,0 a 5,3 para mulheres. A hemoglobina deve apresentar um nível de 14 a 18 para homens e 12 a 16 para mulheres. Os hematócritos devem variar entre 40% a 54% em homens e de 37% a 47% em mulheres. Uma contagem baixa de glóbulos vermelhos é geralmente acompanha por uma queda de hemoglobinas e hematócritos e podem sugerir uma anemia. Níveis altos de glóbulos vermelhos podem ser consequência de uma doença na medula óssea, baixo nível de oxigênio ou desidratação.

    Como interpretar exames de sangue?
    As suas células vermelhas são compostas por hemoglobinas e hematócritos (blood drops image by Sergey Galushko from Fotolia.com)
  4. 4

    Compare o seus resultados de MVC com os níveis normais, que são de 80 a 96. O MVC mede o tamanho de glóbulos vermelhos; Uma alimentação pobre em Vitamina B12 e ácido fólico promovem um aumento no MVC.

  5. 5

    Olhe o número normal de plaquetas, que é entre 150.000 a 350.000. Plaquetas são necessárias para a coagulação do sangue, um número baixo de plaquetas pode ser fruto de uma lesão física, infecção ou certos remédios.

  6. 6

    Observe o nível normal para colesterol total, que é geralmente entre 140 e 220. Níveis altos de colesterol total estão associados a doenças na artéria coronária, e níveis baixos à falência do fígado.

  7. 7

    Verifique os seu nível de triglicérides. Segundo a Enciclopedia of Surgery, os níveis de triglicérides tendem a subirem conforme envelhecemos. A referência para um adulto homem entre 20 a 29 anos de idade é entre 45 e 200, mulheres do mesmo grupo de idade devem apresentar uma variação entre 37 e 144. Altos números de triglicérides aumentam as chances de doenças cardíacas e estão associados a outras doenças como obesidade, diabetes e hipotireoidismo; baixos número de triglicérides são encontrados em pessoas subnutridas.

  8. 8

    Observe o resultado para o nível de colesterol HDL. Um resultado abaixo de 40 é baixo; um alto nível de HDL é desejável para prevenção de doenças cardíacas.

  9. 9

    Encontre os resultados do nível de colesterol LDL, que mede os riscos de doenças cardíacas. Um LDL acima de 129 é ideal, enquanto níveis entre 130 a 159 estão no limite e 160 a 189 são considerados altos.

  10. 10

    Jejue antes de fazer o seu exame de sangue para avaliar o nível de glicose no sangue em jejum; acima de 140 com um jejum de mais de uma noite geralmente indica diabetes. Os números normais de um exame em jejum são entre 70 e 110. Caso o seu exame resulte em um número superior a 140, o seu médico pode pedir para fazer um teste de tolerância a glucose para confirmar o diagnóstico de diabetes.

    Como interpretar exames de sangue?
    Uma contagem de glicose normal é importante para a sua saúde (diabetic tools monitor image by Photoeyes from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Evite comidas gordurosas antes de fazer um exame de sangue.
  • Jejue 12 horas antes de fazer exames para triglicérides e colesterol LDL.
  • Verifique a cada cinco anos se os seus números de colesterol e outros lipídios estão normais.
  • Se você tiver algum risco, faça os exames de ano em ano.
  • Os valores normais estabelecidos nesse artigo não são válidos para mulheres grávidas, recém-nascidos ou crianças.
  • Vá até um médico com os seus exames para ter uma avaliação melhor sobre o seu estilo de vida e passado médico. O tratamento adequado para níveis altos ou baixos em exames de sangue deve ser estabelecido pelo seu médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível