Vida

Como interpretar expressões faciais e gestos

Escrito por isaiah david | Traduzido por gabriela bazzo
Como interpretar  expressões faciais e gestos

Esteja atento aos gestos durante uma conversa

Creatas/Creatas/Getty Images

Todo mundo gostaria de ser capaz de dizer o que se passa na cabeça dos outros. Queremos saber o que as outras pessoas pensam de nós, se estão sendo honestas e quais serão suas próximas atitudes. Há muitas técnicas que permitem que todos possam aprender rapidamente a interpretar estranhos com algumas lições simples. Na realidade, não existe uma forma mágica de ler gestos e expressões, uma vez que o significado de um gesto depende do contexto e do indivíduo. No entanto, existem algumas coisas que você pode buscar e que darão pistas sobre o que se passa na cabeça de estranhos.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Saiba como a pessoa é quando não está falando sobre algo que envolva alguma carga emocional. Isto é chamado de linha de base. Se você é amigo íntimo de alguém, você provavelmente já sabe como é sua linguagem corporal neutra. Se você não tem intimidade, você pode estabelecer uma linha de base, falando sobre coisas indiferentes, como o clima.

  2. 2

    Entenda as diferenças entre um sorriso falso e um sorriso real. Sorrisos reais envolvem dois grupos musculares: o zigomático maior, que puxa para cima os lábios e músculo orbicular do olho, o que faz com que as bochechas subam e e órbitas oculares se enruguem. Sorrisos falsos (também conhecidos como "sorrisos de negócios") muitas vezes envolvem apenas a boca. Além disso, sorrisos falsos, muitas vezes duram mais, enquanto sorrisos reais podem durar apenas meio segundo.

  3. 3

    Preste atenção à distância. Quando as pessoas se sentem confortáveis ​​com você, são propensas a ficar mais perto do que quando são cautelosas. Tenha em mente que a distância física pode ser afetada pela cultura. Por exemplo, os mexicanos ficam mais próximos quando falam do que a maioria dos outros norte-americanos. A proximidade também pode ter outros significados além de conforto. Alguém tentando dominar você pode ficar perto para intimidá-lo.

  4. 4

    Observe as mãos. Com frequência, as pessoas inconscientemente comunicam com as mãos coisas que elas podem não querer que você saiba. Por exemplo, se seu amigo estava falando sobre um amigo em comum e disse que "ele deixa algumas pessoas desconfortáveis" enquanto faz movimentos em direção ao peito, pode significar que a pessoa em questão faz com que ele mesmo se sinta desconfortável. Da mesma forma, se um amigo está discutindo duas opções diferentes ao mesmo tempo enquanto as "pesa" com as mãos, o que ela aponta mais para baixo é o mais pesado -- o que ela prefere, sem necessariamente perceber.

  5. 5

    Atente aos sinais de escape. Se alguém cruza as mãos na frente do peito, por exemplo, isso pode significar que ele está "fechado" para você ou não quer ouvir o que você tem a dizer. O mesmo vale para alguém inclinando-se para longe ao falar com você ou colocando as mãos para cima como se estivesse empurrando-o para longe.

  6. 6

    Preste atenção à abertura. Postura relaxada, gestos soltos e expansivos podem indicar familiaridade e simpatia. Algumas pessoas também tocam as pessoas com quem estão falando quando se sentem confortáveis. Tenha em mente que algumas pessoas simplesmente não fazem contato físico enquanto conversam, o que não é necessariamente algo negativo.

  7. 7

    Observe o espelhamento inconsciente. Quando as pessoas estão em sintonia com o que você está dizendo e se sentem amigáveis em relação a você, eles irão, inconscientemente, posicionar-se com uma postura semelhante à sua.

  8. 8

    Aprenda a detectar gestos inventados. Muitas pessoas tentam adotar conscientemente gestos para colocar os outros à vontade como uma forma de influenciá-las. Por exemplo, pessoas que estudam Programação Neuro-Linguística (PNL) vão conscientemente tentar imitar sua postura. Se um gesto parece forçado, ele provavelmente não vai transmitir as reais intenções do falante.

Dicas & Advertências

  • Lembre-se de não chegar a conclusões firmes com poucas evidências. A leitura de gestos é uma habilidade difícil e sutil, e você pode interpretar mal as coisas que você vê. Esteja atento, mas exerça um ceticismo saudável sobre suas próprias observações.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media