Como interpretar os resultados do exame de laboratório da hepatite C

Escrito por sarah leslie gagan | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como interpretar os resultados do exame de laboratório da hepatite C
É possível interpretar seus exames sem ajuda médica (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Se o seu médico suspeitar que você foi exposto ao vírus da hepatite, ele pedirá exames laboratoriais específicos. Como o vírus muitas vezes não tem sintomas visíveis, é possível ter a doença por anos sem ter consciência disso. A interpretação dos resultados do exame laboratorial da hepatite C é fundamental para o planejamento do tratamento e prevenção da lesão hepática grave. O seu médico reverá os resultados do teste com você, mas é possível interpretá-los por conta própria seguindo estes passos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Olhe os resultados de seu ensaio imunoenzimático, um teste de anticorpos, e determine se o resultado é positivo ou negativo. Um resultado positivo indica que há anticorpos presentes no sistema como resultado da exposição ao vírus da hepatite C. Um resultado negativo indica que você não teve exposição ao vírus e nenhum teste adicional é indicado. Embora o teste seja útil na determinação da exposição ao vírus, um resultado positivo não indica se ele está ativo ou latente, por conseguinte mais testes serão necessários para um resultado afirmativo.

  2. 2

    Localize os resultados do teste do vírus de hepatite C (ensaio imunoenzimático recombinante) e determine se o resultado é positivo ou negativo. Esse teste também verifica a existência de anticorpos contra o vírus, mas não pode distinguir entre a doença ativa ou inativa. Um resultado positivo indica que o paciente foi exposto à doença e tem uma forma ativa ou crônica da doença. Mais testes serão necessários para um resultado afirmativo. Se o resultado for negativo, você está livre da doença e não há mais testes necessários.

  3. 3

    Estude os resultados do seu teste do vírus da hepatite C RNA (ácido ribonucleico) e determine se o resultado é positivo ou negativo. Às vezes chamado de teste qualitativo, esses resultados dirão se você tem uma infecção ativa atual da hepatite C em seu corpo. Se o resultado for positivo, o vírus está ativo no seu corpo e mais testes e tratamentos serão necessários. Esse teste é utilizado para fins de diagnóstico e não de tratamento. Um resultado negativo indica que você não tem uma forma ativa ou aguda da doença, embora os anticorpos possam estar presentes.

  4. 4

    Reveja os resultados do seu teste quantitativo ou da carga viral e determine se o resultado é positivo ou negativo. Um resultado positivo também terá um número que indica a quantidade de partículas virais, medido em unidades internacionais por mililitro de sangue (UI/mL). Esse resultado é indicado geralmente em milhares ou mesmo milhões de unidades internacionais. O número de partículas virais é utilizado como um guia para avaliar e planejar o tratamento da sua doença e não indica um prognóstico. Se o resultado for negativo, significa que as partículas virais ativas não foram encontradas.

  5. 5

    Discuta todos esses resultados com seu médico e desempenhe um papel ativo no seu tratamento, agindo apenas sob a orientação do seu médico. Entenda que o tratamento da hepatite C é muitas vezes um processo longo e que requer paciência, tempo e testes repetidos.

Dicas & Advertências

  • Solicite ao seu médico a realização de uma biópsia do fígado se você continuar a ter resultados positivos para a hepatite C. Isso fornecerá um resultado mais preciso da progressão e do prognóstico da sua doença.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível