×
Loading ...

Como interpretar os resultados de exames de T4

Atualizado em 17 abril, 2017

A tireoide, uma glândula endócrina situada no pescoço, é controlada pelo hipotálamo e pela hipófise. Essa glândula produz os hormônios tireoidianos triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). O T3 e o T4 regulam o metabolismo e outros sistemas do organismo. Exames de tireoide são feitos para ajudar no diagnóstico de doenças. Medicamentos para tireoide prescritos por médicos simulam exatamente a função da tireoide humana normal.

Instruções

Seu médico pode explicar melhor os resultados de T4 (senior doctor 12 image by Paul Moore from Fotolia.com)

    Resultado de exame de nível de tiroxina (T4)

  1. Vá à clínica e tire sangue para a realização dos exames de nível de T4. Um exame em particular, chamado de radioimunoensaio (RIA), mede a função da tireoide e quanto T4 há no sangue. O exame de hormônio estimulante da tireoide (TSH) é usado para verificar possíveis problemas na glândula. O de T4 livre mede o T4 não ligado a proteínas e pode ser muito útil no controle do hipotiroidismo.

    Loading...
  2. Analise os resultados que receber do médico. Se o nível de T4 estiver entre 4,5 e 12,5, ele é considerado normal. O T4 baixo pode apontar para um problema na tireoide ou na glândula pituitária, que não está estimulando a tireoide a produzir T4. Se os níveis de T4 e de TSH estiverem baixos, a glândula pituitária pode ser a causa do hipotiroidismo. Se o T4 estiver baixo e o TSH elevado, isso pode confirmar que a tireoide, e não a glândula pituitária, é responsável pelo hipotiroidismo.

    Se os resultados indicam T4 ou T3 alto ou baixo sem explicação, pode ser devido a um aumento ou diminuição da globulina ligadora de tiroxina (TBG). Esta situação não causa problemas, exceto elevar ou baixar falsamente o nível de T4. Isso muitas vezes faz com que haja um diagnóstico errado de hiper ou hipotireoidismo onde não há distúrbios da tireoide e medicação não é necessária. A maioria dos hormônios da tireoide no sangue está ligada à TBG. Se houver um excesso ou deficiência de TBG, há alteração na medição de T4 ou T3.

  3. Observe se há resultados anormais. Se forem encontrados resultados anormais, isso pode apontar a presença de hiper ou hipotireoidismo.

    Os sintomas do hipertireoidismo incluem batimento cardíaco acelerado, perda de peso, nervosismo, sensação de calor, diarreia e menstruação irregular em mulheres.

    Os sintomas do hipotireoidismo incluem constipação, ganho de peso, fadiga, pele seca, sensação de frio e menstruação mais frequente em mulheres.

Loading...

Dicas

  • Se seu médico disser que os resultados dos exames estão normais, mas você tem sintomas ou fatores de risco para doença da tireoide, procure outro médico.

Aviso

  • Caso sejam prescritos medicamentos para tireoide, é importante seguir exatamente a instruções.
  • Informe ao médico caso tenha feito exames nos quais foram utilizados materiais radioativos ou raio X com o uso de tintura de iodo nas últimas seis semanas. Ambos podem interferir nos resultados dos exames.

O que você precisa

  • Resultados de exames

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...