×
Loading ...

Quais são as causas do excesso de leucócitos em cães?

Uma contagem elevada de glóbulos brancos em um exame de hemograma completo de um cão pode ser um indicativo de diversas condições de saúde. Existem vários tipos de glóbulos brancos (leucócitos) em um cão, portanto determinar exatamente qual tipo está elevado pode ajudar os veterinários a obter um diagnóstico mais preciso.

Cães febrils, fracos e apáticos devem passar por um hemograma completo (Image by Flickr.com, courtesy of Amazon CARES Amazon Community Animal Rescue, Education and Safety)

Identificação

Os glóbulos brancos são geralmente chamados de leucócitos. De acordo com o site Peteducation, o seu valor normal em um cão varia entre 6.000 e 17.000 por microlitro (mcl) de sangue.

Loading...

Tipos

Existem vários subtipos de glóbulos brancos no sangue de um cão, tais como neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos. O exame de sangue usado para determinar os valores correspondentes é chamado de "contagem diferencial de leucócitos".

Benefícios

Uma análise da contagem diferencial de leucócitos ajudará o veterinário a determinar exatamente quais glóbulos brancos estão elevados.

Causas

A causa mais comum de uma contagem elevada de glóbulos brancos em cães é a infecção. No entanto, pode haver outras causas, como estresse, alergias, doenças autoimunes ou virais, parasitismo e algumas formas de câncer, como leucemia ou linfossarcoma.

Considerações

Às vezes, o envio da amostra sanguínea para um patologista pode fornecer mais informações em casos difíceis, onde um diagnóstico exato não pode ser determinado com base apenas nos achados físicos e amostras de laboratórios locais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...