on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Invenções que ocorreram na década de 1950

Atualizado em 17 abril, 2017

A década de 50 foi uma época de infinitas possibilidades. Os Estados Unidos tinham acabado de ganhar a maior guerra da história, principalmente devido às mentes científicas que importaram, o que os ajudaram a ultrapassar a Grande Depressão. Foi um momento de grande otimismo, impulsionado pelo marketing, o consumismo e a ciência moderna. Muitas das invenções dos anos 50 acabaram se tornando uma parte importante das nossas vidas atualmente.

A vacina contra a poliomielite foi uma das muitas invenções importantes dos anos 1950 (vaccine image by Mykola Velychko from Fotolia.com)

Super cola

O Dr. Harry Coover descobriu o cianoacrilato, o que hoje conhecemos como "super cola", durante o desenvolvimento de um plástico transparente para a Kodak durante a Segunda Guerra Mundial. Coover abandonou a ideia, porque era muito pegajosa para o projeto. Ele e o Dr. Fred Joyner redescobriram o material em 1951, enquanto trabalhavam em motores a jato. Em 1958, a Eastman Company apresentou o produto como "Composto 910", mas mais tarde mudou seu nome para Super Cola.

Loading...

Cartão de crédito

Frank McNamara lançou o primeiro cartão de crédito em 1950. O primeiro nome foi Diner's Club e era usado apenas em restaurantes. Em 1958, a American Express se tornou o primeiro cartão de crédito de uso geral.

Vacina contra a poliomielite

Jonas Salk desenvolveu a vacina contra a pólio em 1947, mas ela não estava pronta para ser lançada ao público até 1955, de acordo com o site Enchanted Learning. Antes da vacina, cerca de uma em cada 5.000 pessoas contraíram a poliomielite, sendo que a maioria das vítimas eram crianças.

Controle remoto de televisão sem fio

O engenheiro Eugene Polley inventou o "Flash-Matic", em 1955. Foi o primeiro controle remoto de televisão sem fio, sendo essencialmente uma lanterna com um feixe concentrado, de acordo com o site Electronic House.

Contraceptivos orais

Gregory Pincus começou a pesquisar a concepção e a contracepção em 1930. Em 1951, Pincus conheceu Margaret Sanger, um especialista no assunto, que o ajudou a garantir uma pequena bolsa na Planned Parenthood para criar um contraceptivo oral hormonal. Em 1955, Pincus e seu parceiro de pesquisa Dr. John Rock anunciaram em uma conferência médica que eles haviam criado o primeiro contraceptivo oral.

Bambolê

Em 1958, Arthur "Spud" Melin e Richard Knerr of Wham-O começaram a comercializar o bambolê de plástico nos Estados Unidos. Eles não conseguiram patentear a sua invenção, uma vez que um projeto semelhante havia sido usado há séculos. No entanto, eles conseguiram registrar uma marca com o nome de "Hula-Hoop".

A caixa preta

Em 1953, ao investigar a queda do primeiro avião a jato The Comet, o australiano David Warren argumentou que seria útil se os dados de voz da cabine de pilotagem fossem gravados. Em 1957, a indústria de voo começou a reconhecer o valor da invenção de Warren. Atualmente, a caixa preta é um equipamento padrão em aviões de todo o mundo.

Corretivo

A secretária e artista Bette Nesmith Graham inventou o corretivo depois de perceber como os erros tipográficos eram caros para os negócios. Ela misturou o primeiro lote no liquidificador da sua própria cozinha. Graham fundou sua própria empresa em 1956, para vender o que ela originalmente chamou de "Mistake Out".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...