Irmãos lidando com um novo filho adotado

Escrito por aric mitchell | Traduzido por jessica rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Irmãos lidando com um novo filho adotado
Uma criança precisa de tempo para se adaptar a um irmão recém-adotado (boy in a blanket 5 image by Paul Moore from Fotolia.com)

Ter um novo irmão na família sempre requer alguns ajustes, e isso não é menos verdade quando a nova criança em sua vida é adotada. O processo pode ser emocionante, mas junto com essa emoção vem um novo conjunto de necessidades, novas responsabilidades, e uma nova dinâmica familiar. Apesar dos desafios que muitas vezes surgem, há coisas que você pode fazer para ajudar a facilitar a transição de seu filho para uma vida com um irmão adotado.

Outras pessoas estão lendo

Encoraje expectativas realistas

Existe a possibilidade de que a proposta de ter um novo irmão seja emocionante para o seu filho. É importante, no entanto, dar-lhe uma visão realista do que esperar. Ressalte que ao mesmo tempo em que ter um novo irmão ou irmã é uma coisa maravilhosa, isso irá mudar as coisas para ele e para sua família. Explique que você vai precisar passar tempo e dar atenção ao novo irmão, assim como faz com ele. Se você está adotando uma criança com necessidades especiais, não se esqueça de explicar essas necessidades para o seu filho previamente. Ajudá-lo a ter expectativas realistas sobre o recém-chegado vai ajudar muito o processo de adaptação.

Espere dificuldades de adaptação

A adaptação de seu filho ao novo membro da família provavelmente será difícil, pelo menos no início. Ele pode ficar ressentido com o tempo que você deve gastar com a nova criança, ou, se você adotar uma criança mais velha, ele pode ter problemas para se relacionar com seu novo irmão. Na maioria dos casos, estas coisas são temporários e diminuem ao longo do tempo. Enquanto isso, estabeleça como prioridade passar algum tempo só com ele. Esteja aberto aos pensamentos e sentimentos dele sobre a adoção, sejam eles positivos ou negativos. Afirme que embora as coisas tenham mudado, ele ainda é uma parte importante de sua família.

Permita que a relação entre irmãos se desenvolva naturalmente

Embora possa ser tentador "ajudar" seus filhos no desenvolvimento de um relacionamento, tente dar um passo para atrás e permitir que o vínculo se desenvolva naturalmente. Embora seja certamente uma boa ideia facilitar atividades que lhes darão a oportunidade de interação e diversão, elas nunca devem ser forçadas. Os relacionamentos entre irmãos mais naturais desenvolvem-se lentamente, mudando e aprofundando ao longo dos anos. O mesmo acontece com irmãos adotivos. Você deve dar a seus filhos a oportunidade de desenvolver seu relacionamento do jeito deles.

Ajude seu filho a preparar respostas a perguntas comuns

Podem perguntar a seu filho por que o irmão adotivo não se parece com ele, por que sua família o adotou, o que significa a adoção ou outras perguntas comuns. Fale sobre algumas dessas prováveis perguntas com o seu filho e ajude-lo a preparar respostas que serão simples e concisas. Ter respostas prontas irá impedi-lo de se sentir surpreendido ou envergonhado quando alguém o perguntar sobre o seu novo irmão. Tal preparação também pode te dar a oportunidade de responder a algumas das perguntas dele ao longo do caminho.

Leiam um livro sobre adoção juntos

Existem vários livros excelentes, que são escritos especificamente para crianças, sobre receber um irmão adotivo. "Seeds of love" (Sementes de amor), de Mary Ebejer Petertyl, conta a história de uma criança pequena que espera seus pais retornaram para casa depois de completar o processo de uma adoção internacional. "Things Little Kids Need to Know" (Coisas que crianças pequenas precisam saber), de Susan Uhlig, tem um menininho imaginando todo o conhecimento que irá transmitir a sua nova irmã adotiva. Ambos podem servir como recursos valiosos para abrir o diálogo com o seu filho sobre a adoção, e dar-lhe um sentido de camaradagem e confiança de que ele não está sozinho em sua experiência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível