Jogos bíblicos divertidos para jovens

Escrito por ava fails | Traduzido por ana simoes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos bíblicos divertidos para jovens
Jogos ajudam no entendimento e ainda divertem. (bible image by palms from Fotolia.com)

Jogos são formas divertidas de entreter e aprender ao mesmo tempo. Brincar com jogos bíblicos na igreja ou nas aulas de religião pode acalmar grupos de crianças indisciplinadas e fazer com que elas prestem atenção nas lições. Você também pode usar jogos para testar o conhecimento bíblico e presentear os vencedores.

Outras pessoas estão lendo

Risco Bíblico

Risco bíblico é baseado no popular jogo da TV. O risco bíblico requer um pouco de preparação. Decida como você quer arrumar seu tabuleiro. Use uma lousa ou quadro branco para facilitar as jogadas, ou, então, você pode criar itens para serem usados repetidamente, escrevendo as categorias e apontando quantidades em cartões.

O tabuleiro de risco bíblico consiste em seis categorias. As categorias cruzam horizontalmente o topo do tabuleiro, que seguirá o tamanho da sua lousa. Nas colunas abaixo de cada categoria, escreva o valor de cada questão, de 200 até 1000, em pontos que vão de 200 em 200 (200, 400, 600, 800 e 1000). Isto significa que haverá cinco questões para cada categoria, que aumentam em dificuldade baseadas no valor da pontuação. Crie suas próprias categorias e perguntas ou procure por recursos em um site no qual você pode conseguir mais ideias.

Divida seu grupo em times. Jogue uma moeda para decidir qual equipe começa. Decida como os times irão "apertar a buzina" ou fazer um sinal, indicando que querem responder. A primeira equipe seleciona uma categoria e aponta um valor. Leia para eles a frase que corresponde aquele ponto no quadro. O primeiro time que "der o sinal" tem a chance de responder em forma de questão. Se o time estiver correto, os componentes recebem os pontos. Se ele estiver errado, as outras equipes têm a chance de responder. O time que responder corretamente ganha os pontos e controla o tabuleiro. Se ninguém responder, o primeiro grupo mantém o controle do tabuleiro. O jogo continua até que todas as perguntas e categorias terminem. O time com mais pontos ganha.

Jogos bíblicos divertidos para jovens
Crie categorias de perguntas com pontuações diferentes, conforme o grau de dificuldade. (Teenagers reading book image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

Atividade das dez pragas

A atividade das dez pragas é um jeito rápido e divertido de aprender sobre as dez pragas que caíram sobre o Egito durante o Êxodo. Para preparar este jogo, peça que as crianças estudem as dez pragas no livro de Êxodo, capítulos sete a 12. As dez pragas estão listadas abaixo, em ordem: 1. Toda a água se transforma em sangue e mata todo ser vivo que habita nela 2. Sapos 3. Piolho 4. Moscas 5. Doença na pecuária 6. Sarna 7. Saraiva com fogo 8. Gafanhotos 9. Trevas 10. Morte dos primogênitos das famílias egípcias

Escreva essas pragas em um pedaço de papel ou digite-as para imprimir. Deixe espaço suficiente entre as pragas para poder cortá-las separadamente. Pense em quantos times você dividirá seu grupo e faça cópias de acordo com esse número. Corte as pragas. Mantenha-as separadas em grupos.

Quando você estiver pronto para jogar, divida-os em times. Distribua os conjuntos de pragas. O primeiro grupo a colocá-las na ordem correta, ganha.

Jogos bíblicos divertidos para jovens
O objetivo é colocar as dez pragas do Egito na ordem correta, conforme a passagem descrita no livro do Êxodo. (old egypt picture image by Maksym Ivanov from Fotolia.com)

Teste da espada

O teste da espada ou o teste da Bíblia é um jogo clássico que é divertido e não requer muita preparação. É o jogo perfeito para passar o tempo a qualquer hora e você pode avaliar quão bem seu grupo conhece a Bíblia.

Assegure-se que todos tenham uma Bíblia no grupo. Faça uma lista das escrituras ou simplesmente as escolha aleatoriamente. Faça com que o grupo segure a Bíblia sobre a cabeça. Fale uma escritura, incluindo livro, capítulo e verso (por exemplo, João 3:16). A primeira pessoa a ler o verso ganha. Presenteie os vencedores com prêmios simples.

Jogos bíblicos divertidos para jovens
Cite uma passagem, indicando livro, capítulo e verso- quem encontrar primeiro e ler em voz alta ganha. (bible image by CraterValley Photo from Fotolia.com)

Vença, perca ou desenhe a Biblia

Vença, perca ou desenhe a Bíblia é baseado no programa de TV. Faça uma lista de histórias bíblicas, tendo em mente que essas histórias serão desenhadas durante o jogo. Recorte essa lista e ponha os pedaços de papel em uma vasilha.

Divida seu grupo em dois times. Dê a cada grupo uma superfície para desenhar - um bloco de papel grande ou um quadro branco. Jogue uma moeda a fim de decidir qual grupo sorteia primeiro. Faça um membro do grupo pegar uma história de dentro da vasilha; esta será a pessoa que irá desenhar. Dê ao grupo um minuto no qual a pessoa desenhará e o restante do time deverá adivinhar qual história está sendo ilustrada. Se o grupo descobrir a história dentro do tempo, eles recebem dez pontos.

Uma vez que o tempo acabar e o grupo não conseguir acertar, o tópico então é aberto a todos os grupos e o que conseguir acertar, ganha dez pontos. Dê ao grupo cinco pontos extras se eles adivinharem o lugar nas Escrituras de onde vem a história. Continue o jogo deixando que o próximo grupo pegue uma história e a desenhe. Os times se alternam até que acabe o tempo ou até que todas as histórias tenham sido usadas. A equipe com mais pontos vence.

Jogos bíblicos divertidos para jovens
Liste histórias bíblicas que serão desenhadas por um membro da equipe para que os demais adivinhem. (hand drawing image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível