Atividades de ciências para quebrar o gelo no primeiro dia de aula

Escrito por charlotte johnson | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de ciências para quebrar o gelo no primeiro dia de aula
Atividades quebra-gelo podem ajudar os alunos a se sentirem mais relaxados e confiantes (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

O primeiro dia de aula pode ser muito intimidante para muitos estudantes. Se os alunos estiverem chegando à sua aula de ciências pela primeira vez, planeje atividades que irão relaxá-los e ajudá-los a conhecer uns aos outros. Estes tipos de atividades geralmente são referidas como "quebra-gelo". Use essas atividades para ensinar conceitos científicos ao mesmo tempo que permite que os seus alunos se divirtam e façam conexões uns com os outros.

Outras pessoas estão lendo

O que eu sou?

Este é um jogo que se concentra em vários tipos de animais. Escreva os nomes dos animais em fichas (um animal por ficha). Quando os alunos entrarem em sua sala de aula, cole uma ficha em suas costas. Depois que todo mundo tiver chegado, instrua-os a caminhar ao redor da sala de aula e a conversar com as pessoas a fim de descobrir qual animal eles são. Eles só podem fazer perguntas que podem ser respondidas com "sim" ou "não". Permita cerca de cinco minutos para a atividade e depois reagrupe para ver o que os alunos descobriram.

Caça ao tesouro

Este jogo permite que os alunos se familiarizem melhor com sua sala de aula e lhes dá a oportunidade de trabalharem juntos. Divida a classe em grupos de dois ou três alunos. Dê a cada grupo uma lista de caça ao tesouro que se refira a itens dentro de sua sala de aula. Por exemplo, você pode listar perguntas como, "quantos microscópios tem na sala?" ou "qual é a cor do cérebro no cartaz do corpo humano?". Deixe cerca de 10 minutos para os grupos procurarem as respostas em suas listas e, em seguida, discuta o que todos encontraram em grupo.

Perguntas com bola de praia

Este é um jogo que permite que os alunos compartilhem seus pensamentos sobre temas científicos. Escreva perguntas breves em uma bola de praia usando um marcador permanente. Use perguntas relacionadas a ciência como: "se você pudesse viajar para outro planeta, qual seria e por quê?" ou "qual é o seu tipo favorito de planta?". Organize os alunos em círculo e atire a bola para uma criança. Diga ao aluno para responder a pergunta que está mais próxima de seu polegar direito. Em seguida o aluno passa a bola para outra pessoa e ele responde a uma pergunta. Continue jogando até que todos tenham tido uma chance.

Encenações científicas

Esta atividade ajuda os alunos a expressarem seu lado criativo e a trabalharem em equipe. Divida a turma em equipes de 3 a 5 alunos. Dê a cada equipe um conjunto de adereços relacionados com a ciência, como provetas de plástico, pedras, plantas, cartazes e lupas. Diga às equipes que eles devem inventar uma pequena encenação usando quanto adereços for possível. Deixe que cada equipe se reúna cerca de 20 minutos para criar e ensaiar sua encenação. Então deixe que cada equipe realize a sua encenação para a classe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível