Jogos criativos para uma sessão de brainstorming

Escrito por chuck robert | Traduzido por ana simoes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos criativos para uma sessão de brainstorming
Atividades de brainstorming envolvem grupos trabalhando juntos para gerar ideias (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Realizar uma sessão de brainstorming pode ajudar a gerar ideias. Muitas pessoas não estão acostumadas a pensar de forma criativa, por isso, determinados jogos podem ajudá-las no processo. Ao participar de um brainstorming, algumas pessoas podem ser desencorajadas ao terem suas ideias julgadas. Algumas ideias são potencialmente brilhantes, mas os participantes acabam por não revelá-las por receio de serem criticados. Por isso, as ideias devem ser aceitas para encorajar o fluxo contínuo de contribuições, mesmo quando algumas delas não tiverem sentido. Jogos criativos para sessões de brainstorming são eficazes pois auxiliam os participantes a se sentirem confortáveis em compartilhar suas ideias.

Outras pessoas estão lendo

Palavras opostas

As pessoas tendem a escolher e a usar a palavra mais óbvia em vez de pensar em termos inesperados, incomuns ou sutis. Um time pode criar o hábito de pensar em palavras que não sejam óbvias, pegando uma variedade de palavras comumente usadas e considerando seus antônimos. Por exemplo, o oposto de "dia" é obviamente "noite", mas não há um antônimo tão simples para "extravagante".

Interpretando imagens

Os participantes podem olhar para formas simples e considerar o que elas significam. Por exemplo, podem identificar rapidamente o que é um balão de pensamento. Contudo, o líder da sessão de brainstorming pode pedir para que as pessoas listem outras coisas que esse balão represente. Por exemplo, que ele possa significar uma nuvem de fumaça. Os participantes podem competir ou tentar desenvolver o maior número de alternativas que o balão possa representar, ensinando os presentes a interpretarem conceitos de formas diferentes.

Mapas de ideias

Nos mapas de ideias, os participantes pegam uma simples palavra e escrevem muitos conceitos que vêm à mente em resposta àquele conceito inicial. Por exemplo, o termo inicial pode ser "Dia da Mães" e a primeira palavra que vem a mente é "flor", seguida de "telefonema." As pessoas do grupo se alternam fazendo o brainstorming dessas ideias e escrevendo as palavras no mapa, com linhas ligando-as até o conceito inicial.

Improvisação

Use a improvisação. Junte diferentes objetos, como taco de beisebol, cinto, marmita, brinquedo de cachorro e clipes de papel. Peça que o grupo desenvolva novos usos para esses objetos. Se alguns dos membros do grupo apresentarem dificuldades, dê a todos cerca de 10 minutos para pensarem um pouco.

Associação de palavras

Os participantes podem ser divididos em pares. Um membro diz uma palavra e o outro diz a primeira coisa que lhe vier à cabeça como resposta. Então, o primeiro diz uma outra palavra em resposta à que recebeu. A atividade continua assim durante um determinado período de tempo. Uma vez que todos oferecem diferentes associações para palavras específicas, esse exercício pode fazer com que os participantes vejam as coisas com perspectivas diferentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível