Jogos de geografia para alunos da 3ª série

Escrito por shelley frost | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os jogos de sala de aula servem para dar uma pausa no estudo tradicional que ocorre normalmente na terceira série. Eles reforçam conceitos aprendidos em classe em um formato divertido. Você pode adaptar os jogos para atender a temas específicos de estudo em sala de aula ou usar os jogos de geografia como uma revisão antes de um teste, uma reciclagem dos últimos tópicos ou um passatempo, quando sobrar alguns minutos extras na aula.

Outras pessoas estão lendo

Jeopardy (Jogo de Trivia)

Você pode criar um quadro de Jeopardy com um desenho no retroprojetor ou quadro negro. Atribua para cada quadro no painel um valor em reais, aumentando a quantidade conforme a coluna desce. Crie diferentes categorias relacionadas a geografia, como mapas, tipos de regiões e determinadas cidades ou países.

Escolha temas que as crianças estão estudando em sala de aula, utilizando o jogo como uma revisão. Divida os alunos em equipes para que cada uma selecione um quadrado. Leia a resposta associada a esse quadrado de maneira semelhante ao jogo real. Premie com o valor simbólico em real a equipe que tiver a pergunta correta para tal resposta. Continue até que todos os quadrados sejam selecionados.

Informe o nome do continente

Divida as crianças em grupos de três ou quatro alunos, fornecendo um mapa do mundo para cada grupo. Dê uma pista sobre um continente específico, como por exemplo, "Este continente é a 'casa' do Brasil". Os alunos utilizarão os mapas do mundo ou seus conhecimentos anteriormente adquiridos para determinar o continente correto. A primeira equipe que nomear o continente correto recebe um ponto. Esse jogo é adaptável para se adequar a diferentes temas, como estados, rios ou lagos, dependendo do que você está ensinando atualmente na classe.

Jogos com imagens

Os jogos com imagens permitem que você crie uma brincadeira personalizada para alunos de terceira série. Eles funcionam bem durante a aula ou quando os alunos terminam suas tarefas mais cedo e pode ser jogados individualmente. Imagens simples podem servir como base para esses jogos. As peças do jogo são coladas na pasta, com outras peças adicionais, cortadas de papel.

Você pode utilizar a matéria para criar o jogo. Por exemplo, se você está falando sobre características da terra, cubra a pasta com fotos de ilhas, penínsulas, lagos, rios, planaltos, baías e outros itens que estão sendo estudados. Crie um conjunto de cartões com o nome ou a descrição de cada local. Os alunos devem relacionar às imagens correspondentes.

Pode ser colocado um pedaço de velcro ao lado da imagem e na parte de trás do cartão, para que seja colocado no local adequado. Você também pode plastificar as peças e a pasta para que o jogo tenha uma durabilidade maior. Para guardar, coloque as peças soltas em um saco plástico e prenda com um clip de papel. Feche a pasta e coloque em uma gaveta de arquivo.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível