Jogos típicos da Espanha

Escrito por patricia rose lynn | Traduzido por helena costa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos típicos da Espanha
Jogos de carta como Txintxon e truco são originários da Espanha (cards image by Aleksandr Lobanov from Fotolia.com)

O espanhol é a língua oficial de 21 países na Américas do Norte, Central, do Sul, África e Europa. A língua em comum e os laços históricos na Espanha ajudaram a fortificar as relações entre as diversas culturas. Além da língua espanhola, vários jogos que foram derivados da Espanha agora estão sendo praticados em toda parte daquele país - e também por todo o mundo.

Outras pessoas estão lendo

Loteria

A loteria é um jogo de tabuleiro parecido com o bingo que apareceu no México no século XVIII através da Espanha. Cada jogador utiliza uma tábua com 16 imagens "kitschy" (em tradução livre, "modestas") de frutas, objetos, animais, símbolos ou protótipos. O baralho é composto por 36 ou 54 cartas. O jogador pega a carta que quiser e a chama pelo nome, recita um refrão tradicional ou enigma curto. Por exemplo, se o jogador pega uma carta, ele pode dizer: "A mão de um criminoso". Outras cartas incluem melancia, guarda-chuva e crânio. Os jogadores marcam fotos correspondentes em seus tabuleiros com as cartas que são mostradas. Para ser o vencedor, o jogador deve marcar uma linha diagonal, horizontal ou vertical ou completar totalmente o seu cartão.

Jogos típicos da Espanha
Espanha (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Truco

Truco, ou Truque, originado na Espanha, atualmente é jogado em vários países da América do Sul, incluindo Paraguai, Argentina e Chile. O truco é jogado com um baralho de cartas espanhol, e o objetivo é ganhar 30 pontos. Cada jogador recebe três cartas, e todos jogam uma carta por truque (vez). A carta de maior valor ganha o truque, e aquela que pegar duas dos três truques ganha a rodada e um ponto. Os pontos são dados para quem tem três cartas do mesmo naipe (flor) ou a maior combinação de duas cartas do mesmo naipe (envido). Os jogadores podem aumentar suas apostas em cada rodada falando "truco", "retruco" ou "vale cuatro". Falando truco, a partida dobra os pontos de 1 para 2; retruco aumenta os pontos em três e vale cuatro para quatro. No truco, é comum distrair o adversário com conversas ou brincadeiras.

Jogos típicos da Espanha
Truco (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Txintxon

Txintxon, ou Chinchon, é um jogo de cartas espanhol que também é jogado no Uruguai e Cabo Verde. Txintxon é parecido com Gin Rummy, mas é jogado com um baralho espanhol de 40 ou 48 cartas. Cada jogador vai obter sete cartas, e o resto é depositado sobre a mesa. A carta principal é tirada e colocada com a face para cima, ao lado do baralho a ser usado como descarte. Cada jogador pega uma carta da pilha de descarte e tenta fazer um ponto, guardando três cartas do mesmo naipe. A vez de cada jogador termina quando ele retira uma carta de sua mão para colocar na pilha de descarte. Quando um jogador acumula muitos pontos, ele pode terminar a rodada colocando a mão sobre a mesa. Os pontos de penalidade são dados pelo valor que está na carta de face virada das cartas ​​em cada mão. Um jogador sem cartas ​​em sua mão ganha -10 pontos. Um jogador pode ganhar automaticamente guardando uma txintxon - uma sequência de sete cartas. Caso contrário, o jogo terminará quando um jogador acumular 100 pontos ou outra pontuação combinada pelos jogadores antes do jogo. O vencedor é o jogador que estiver com a menor pontuação no geral.

Jogos típicos da Espanha
Txintxon (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível