Mais
×

Como julgar talentos em um concurso de dança

Atualizada February 22, 2017

Julgar talentos em competição de dança requer preparação e organização. Você está ali para fazer uma crítica construtiva e julgar da forma o mais justa possível. Decida de antemão o que procurará nos competidores de dança. Use um sistema de contagem de pontos para dar a cada dançarino o melhor retorno possível sobre os seus pontos fortes e fracos e tome decisões abalizadas sobre os ganhadores e perdedores.

Instruções

A ganhadora de uma competição de dança deve ter as melhores pontuações de acordo com vários critérios de julgamento (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Decida seus critérios. Essas são as ferramentas que usará para julgar cada competidor. Escolha certas qualidades para serem julgadas em cada dançarino. Os critérios podem incluir criatividade ou quão inovadora e nova é a dança. Você pode julgar sobre o aspecto geral do número de dança, incluindo modelo de roupa e acessórios usados. O carisma da performance, ou a qualidade de apresentação do espetáculo no palco, é outra área de avaliação para o juiz. Outros possíveis critérios são personalidade, entusiasmo, reação do público e desempenho geral.

  2. Decida a escala. Você pode pontuar os competidores em cada um dos critérios dando uma nota. Escolha uma escala de 1 a 5 ou de 1 a 10, ou mesmo de 1 a 25. Seja consistente. Uma vez que escolher uma escala, essa deverá ser a medida usada para cada dançarino e cada ponto da avaliação.

  3. Crie um cartão de pontos. Cada juiz precisa de um cartão de pontos idêntico para cada competidor. Imprima-o em um papel tamanho A4 com o nome do dançarino em cima, a lista de critérios com espaço para pontuação e a escala. O tamanho do papel permite espaço para notas.

  4. Use o cartão de pontuação. Quando os competidores da dança entrarem no palco, avalie cada um usando o critério e a escala. Inclua observações para dar melhor retorno. Por exemplo, se você der pontuação 1 a um dançarino pela aparência porque suas roupas não estavam coordenadas e o seu aspecto geral era desleixado, faça observações para ajudá-lo a lembrar-se de por que você lhe deu uma nota tão baixa nessa área.

  5. Dê um retorno objetivo. Fale aos dançarinos a respeito das áreas em que eles pontuaram baixo ou alto, e diga-lhes por quê. Isso os ajudará a melhorar o seu talento.

  6. Conte as pontuações gerais. O vencedor deve ter a melhor pontuação geral ao somarem-se os pontos dados para cada critério julgado no cartão de pontuação.

Dicas

  • Criar um cartão de pontos ajuda os juízes a não serem influenciados por bailarinos que sejam fortes em uma área. Tenha todas as áreas de avaliação em mente.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article