on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer leiras para o cultivo da batata

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Depois de cultivar suas próprias batatas, você nunca mais vai querer comer as da mercearia novamente. As batatas cultivadas comercialmente simplesmente não se comparam em textura e sabor com as de cultivo caseiro, mas elas exigem o enleiramento em seu cultivo e isso é um pouco trabalhoso. Felizmente, depois de enleiradas, as batatas praticamente desenvolvem-se por si mesmas até a colheita.

Instruções

As batatas cultivadas comercialmente simplesmente não se comparam em textura e sabor com as de cultivo caseiro (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Caso tenha deixado o espaço adequado, o uso do moto-cultivador no solo entre as linhas antes do enleiramento tornará o seu trabalho muito mais fácil. Atravessar as linhas com um bom cultivador manual é o próximo passo. Certifique-se de que o cultivador revolva o solo retirando vários centímetros de sua superfície.

    Loading...
  2. Remova e descarte as pedras e as ervas daninhas presentes no solo revolvido.

  3. Retire todas as ervas daninhas que cresçam nas fileiras de batatas. O mato deve ser arrancado pela raiz. Quebrar a haste não o erradica, apenas o faz crescer novamente mais forte que nunca.

  4. Comece em uma das extremidades da linha de batatas e trabalhe até o seu final. Segure a enxada na mão direita (a menos que seja canhoto, é claro) e coloque a mão esquerda no meio do cabo. Sua mão direita deve ficar cerca de 20 cm mais alta na ponta do cabo. Pode parecer estranho no começo, mas você vai encontrar o posicionamento ideal para suas mãos depois de alguns minutos.

  5. Ao chegar ao outro lado da linha com a enxada, revolva o solo fofo com a enxada entre as linhas e puxe a terra em sua direção e da linha de batatas. A terra deve cobrir cerca de 25 cm do caule de batata. Continue amontoando terra sobre as batatas em crescimento até chegar ao fim da linha.

  6. Pisoteie a linha de batatas e continue até o seu final enquanto usa a enxada para trazer a terra para o lado oposto da linha. Assim, a terra ficará amontoada, o que é necessário para os tubérculos se desenvolverem.

Loading...

Dicas

  • Pessoas destras geralmente acham mais fácil chegar à direita quando capinam e os canhotos tendem a ir pela esquerda. Isso requer que vá de costas, descendo a linha enquanto capina com a enxada, passando sobre a linha e os outros capinando o trajeto de volta para o início da linha.
  • Sua preferência pessoal vai determinar por qual lado da linha vai começar o enleiramento. Os destros geralmente começam pelo lado esquerdo da linha, chegando até a direita, enquanto os canhotos partem da direita e em direção ao lado esquerdo. Não há uma regra correta. Experimente para ver qual é a maneira mais confortável para você.

Aviso

  • As leiras de terra devem ter pelo menos 2,5 cm de altura para deixar espaço suficiente para o cultivo de batatas. Sem o espaço adequado, as batatas vão crescer atrofiadas e as jovens vão se projetar para cima do solo e se queimarão facilmente.

O que você precisa

  • Moto-cultivador (opcional)
  • Cultivador manual (opcional)
  • Enxada
Loading ...
Loading ...