×
Loading ...

Como saber se a berinjela está pronta para ser colhida

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Depois de esperar meses, você finalmente repara que suas berinjelas cresceram e está ansioso para a colheita. Seria uma pena se a colheita fosse feita no momento errado, resultando em frutas que não podem ser consumidas. A berinjela muito madura é amarga e dura. Como a berinjela só vai dar de três a cinco unidades por colheira, é importante cortar o fruto da planta quando ela ainda é jovem.

Instruções

A berinjela madura deve ser macia e brilhosa (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Meça o comprimento da berinjela. Uma variedade comum do fruto deve ter de 10 a 12 cm, ou um pouco maior do que uma de suas mãos, quando estão prontas para a colheita.

    Loading...
  2. Observe a casca do fruto, que deve estar brilhosa e macia. Se a casca estiver opaca, é um sinal de que a berinjela passou do ponto.

  3. Pressione a ponta do dedão firmemente do lado da berinjela e solte. Se a casca não voltar, o fruto está maduro.

  4. Conte o número de dias que a planta está crescendo. Diversas variedades de berinjela exigem de 75 a 90 dias para amadurecer.

  5. Com uma tesoura de poda, corte uma berinjela da planta com cerca de 2 cm do caule preso à ela. Não puxe o fruto da planta. Assegure-se de usar luvas, pois a planta contém espinhos. Corte a berinjela ao meio e observe. As sementes devem ser quase imperceptíveis em uma berinjela madura. Se estiverem pretas, o fruto passou do ponto.

Loading...

O que você precisa

  • Tesoura de poda
  • Luvas para jardinagem

Referências

Loading ...
Loading ...