Lençóis de borracha: a solução para o xixi na cama?

Escrito por michele norfleet Google | Traduzido por matheus fragoso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lençóis de borracha: a solução para o xixi na cama?
O xixi na cama é um problema comum em crianças (sleeping boy image by Undy from Fotolia.com)

Quando uma criança está acostumada a ir ao banheiro sozinha durante o dia, pode ser um pouco frustrante para os pais o xixi na cama durante as horas de sono. O xixi na cama é um fenômeno comum em crianças e, muitas vezes, os pais ficam aflitos e procuram uma solução para o problema. Além disso, lavar as roupas de cama é cansativo e pode surgir uma preocupação com o colchão, que não é mantido limpo e seco.

Outras pessoas estão lendo

Significado

De acordo com pesquisas, as crianças que são acostumadas a ir ao banheiro sozinhas durante o dia têm chances de fazer xixi na cama de duas a três vezes por semana até os 5 anos. Por volta dos 5 anos, uma em cada quatro crianças ainda faz xixi na cama. Aos 7 anos, essa proporção diminuiu para uma a cada sete crianças e, até os 10 anos, apenas uma em 20 crianças ainda apresenta esse tipo de incidente.

Causas

Embora as evidências não sejam muito claras, a causa não está estritamente relacionada a problemas físicos ou emocionais. Geralmente, há um antecedente familiar, mas a causa permanece desconhecida. Consultar um pediatra pode ajudar em caso de dúvidas.

Tratamentos

Ao considerar os tratamentos, é importante lembrar que não é culpa da criança: ela não tem nenhum controle sobre esses acidentes. Todavia, existem maneiras de ajudá-la. Uma opção comum é conversar e explicar que você sabe que não é culpa dela. Não encoraje a ingestão de bebidas e líquidos ao menos duas horas antes de dormir. Elogie a criança quando ela conseguir, mas não aplique punições pelo xixi na cama. Com o tempo, se o problema não for eliminado, existem dispositivos que podem ser usados para sinalizar quando a criança estiver urinando e medicações que podem ser prescritas por um médico após uma conversa.

Opções

Embora o xixi na cama seja algo normal e deva ser tratando como tal, os pijamas e as roupas de cama podem ser um fator estressante para a criança e os pais. Existem uma variedade grande de produtos para esse fim no mercado, incluindo fraldas noturnas e lençóis de borracha. A fralda noturna deixa a cama seca, mas por ser tão absorvente, a criança não percebe que urinou. As chances de que a criança aprenda a acordar e ir ao banheiro através do uso de fraldas são mínimas. Os lençóis de borracha são compostos de borracha, plástico e vinil e podem ser colocados embaixo do lençol comum. Sua função é deixar o colchão seco.

Tipo de lençóis de borracha

Esses lençóis podem ser encontrados nos seguintes modelos: com elástico, com zíperes ou lisos. Os lençóis lisos podem vir em vários tamanhos e são colocados embaixo do lençol que cobre o colchão. Eles se deslocam por baixo dos lençóis de tecido formando uma superfície rugosa. Caso a criança se mexa demais durante o sono e o lençol não cubra todo o colchão, algumas áreas podem permanecer expostas. As vantagens dos lençóis com zíper é que a cobertura do colchão é total. Em contrapartida, esses lençóis são difíceis de serem removidos para lavagem. Lençóis com elástico: cobrem o colchão inteiro e não se deslocam ao longo da noite. São relativamente fáceis de remover para lavagem. Os lençóis de borracha podem ser feitos de vinil ou plástico. Algumas crianças reclamam que o toque dos lençóis de borracha é esquisito e faz barulho quando se mexem. Esse tipo de lençol também faz as crianças sentirem calor. Pode-se adquirir lençóis com uma capa de flanela para minimizar esses problemas. É importante lembrar que esse tipo de solução não fará a criança parar de fazer xixi na cama, pois se trata apenas de uma solução para manter a roupa de cama e o colchão secos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível