×
Loading ...

Como ler o diagrama de fiação de automóveis

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A fiação dos carros foi padronizada ao longo das décadas, e a maioria dos carros tem um código de cores para os fios de iluminação, rádio, ignição e sistemas secundários. Isso facilita para os leigos na hora de resolver problemas com a fiação. Você pode aprender a entender o diagrama de fiação seguindo alguns princípios básicos.

Instruções

Diagrama típico de automóvel (longislandcustoms.com)

    Entendendo as cores

  1. Localize a fonte do problema elétrico, tais como transmissão danificada. Encontre essa fonte no diagrama. O manual de reparos irá fornecer soluções passo-a-passo para determinar qual componente elétrico está danificado ou com mau funcionamento.

    Loading...
  2. Depois de localizar a parte defeituosa no diagrama, geralmente através de legendas e formas, as cores do fio na página devem corresponder exatamente às cores no veículo. Isso facilita para seguir o fio até sua fonte de energia, ou até o próximo circuito elétrico. Os símbolos no diagrama podem variar, mas geralmente seguem o padrão elétrico.

  3. Em alguns casos, o diagrama estará em preto e branco, ou impresso sem cores. Nesses casos, é a forma da linha que importa no diagrama. Algumas vezes, pode haver até uma legenda indicando a relação entre o tipo de linha e a cor do fio. Isso pode aparecer em código como "DRK GRN" para verde escuro, ou "YEL/BLK" para um fio amarelo com uma faixa preta.

Loading...

Dicas

  • Use um testador de circuito para se certificar da polaridade.

Aviso

  • Desconecte a bateria do veículo quando estiver fazendo reparos na fiação.

O que você precisa

  • Manual de reparos do automóvel
Loading ...
Loading ...