Como ler um medidor de EC/TDS

Escrito por john demerceau | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ler um medidor de EC/TDS
A água pura e limpa possui uma medição de TDS baixa (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Um medidor de EC/TDS testa a condutividade elétrica e o total de sólidos dissolvidos nas amostras de água ou outros líquidos. Esses equipamentos são usados por jardineiros hidropônicos para determinar se estão utilizando o equilíbrio de nutrientes e tampões adequados. As pessoas que dependem de água de poço para regar seus cultivos usam esses medidores para garantir que seus cultivos não estejam recebendo níveis de concentração de minerais ou de impurezas muito altos. Depois de inserir as sondas ou eletrodos na amostra de água, a medição aparecerá na tela do aparelho. É possível se basear na leitura de TDS da tela ou calcular a partir da medição de EC.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Copo plástico
  • Vareta de agitação de vidro ou de plástico ou colher de plástico
  • Calculadora

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Calibre o medidor de EC/TDS de acordo com as instruções do fabricante.

  2. 2

    Encha um copo plástico com água ou com solução de jardinagem hidropônica. Mexa ou agite a água com uma vareta de agitação ou colher de plástico. Coloque as sondas do medidor na amostra, de forma que fiquem imersas na água, mas sem tocar nas laterais ou no fundo do copo.

  3. 3

    Ligue o medidor e ajuste o indicador ou seletor para uma leitura de CE. Anote o resultado. Note se a medição obtida está em milisiemens (mS) ou em microsiemens (letra "u" minúscula com uma cauda seguida de uma letra S maiúscula).

  4. 4

    Mude o indicador ou seletor para TDS se desejar usar a escala de conversão que o medidor utiliza para calcular o total de sólidos dissolvidos na solução. Anote o resultado, que é expresso em ppm (partes por milhão). Prossiga para o passo 5 se deseja converter a medição de EC para uma escala diferente.

  5. 5

    Multiplique o valor de EC obtido por 700 se ele estiver expresso em milisiemens ou por 0,7 se estiver expresso em microsiemens para calcular a medição de TDS de acordo com a escala "442", que é usada para medir água fresca. Por exemplo, se o medidor apresentar uma leitura de 4.000 microsiemens, multiplique esse valor por 0,7 para obter um resultado de 2.800 ppm de acordo com a escala de 442. Para 4,0 milisiemens, multiplique 4,0 por 700 para obter o mesmo resultado correto de 2.800 ppm.

  6. 6

    Multiplique o valor de EC obtido por 500 se ele estiver expresso em milisiemens ou por 0,5 se estiver expresso em microsiemens para calcular o valor de TDS de acordo com a escala "NaCl" utilizada para medir a água salgada e soluções químicas. Por exemplo, se o medidor apresentar uma leitura de 4.000 microsiemens, multiplique esse valor por 0,5 para obter um resultado de 2.000 ppm, de acordo com a escala NaCl. Para 4,0 milisiemens, multiplique esse valor por 500 para obter o mesmo resultado correto de 2.000 ppm.

  7. 7

    Multiplique a leitura de CE obtida por 535, se ela estiver expressa em milisiemens ou por 0,535 se estiver expressa em microsiemens para calcular o valor de TDS de acordo com a escala de "KCl" usada em medição científica. Por exemplo, se o medidor apresentar uma leitura de 4.000 microsiemens, multiplique esse valor por 0.535 para obter um resultado de 2.140 ppm de acordo com a escala KCI. Para uma leitura de 4,0 milisiemens, multiplique esse valor por 535 para obter o mesmo resultado correto de 2.140 ppm.

  8. 8

    Faça leituras de amostras adicionais antes de tomar qualquer decisão para corrigir o desequilíbrio químico nas soluções hidropônicas ou ajustar a dureza da água de poço. Verifique a média de três a cinco leituras, comparando-as com as recomendações para as plantas, soluções ou o nível de dureza em ppm (de acordo com a escala de 442) que deseja obter para água potável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível