Como Ler Notas de Violoncelo

Escrito por carl hose
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como Ler Notas de Violoncelo
(Playing cello image by TekinT from Fotolia.com)

O violoncelo é um instrumento de cordas tocado com um arco. É frequentemente ouvido como um instrumento solo em música de câmara ou como parte de um quarteto de cordas ou orquestra. Música para violoncelo é escrita na clave de Fá, similar à música para baixo e contrabaixo. Aprender a ler música para violoncelo será mais fácil se você estiver familiarizado com a clave de Fá, embora haja alguns símbolos específicos para instrumentos de corda a se aprender para ler música para violoncelo.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Violoncelo
  • Arco
  • Partitura para violoncelo

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Localize a parte do violoncelo se você está tocando uma peça de música escrita para uma orquestra. O violoncelo está na clave de Fá e compartilha as mesmas notas dos outros instrumentos de clave de Fá. Se você só tem uma partitura completa para ler (todas as peças de instrumentos), o violoncelo será indicado pelo nome de instrumento de escrito ao lado da pauta. Se você está tocando uma peça solo, a música está justamente notada na clave de Fá sem nenhuma outra indicação. Às vezes, o nome do instrumento está escrito no topo da partitura, à esquerda do título.

  2. 2

    Leia os elementos fundamentais da partitura como faria em qualquer partitura. Um símbolo de clave de Fá e compasso ficam no início de uma peça de música escrita para violoncelo. A duração das notas é a mesma. Música para violoncelo usa linhas de barra vertical na pauta musical para marcar medidas. Semibreves, mínimas, semínimas, colcheias e semicolcheias preenchem as medidas com o número adequado de batidas (como indicado pela marcação de tempo). Estas convenções se aplicam à notação padrão para todos os instrumentos.

  3. 3

    Reconheça a pauta de música pela clave de Fá, que é o alcance musical do violoncelo. Há cinco linhas e quatro espaços na pauta de música. Cada linha e espaço representam uma nota musical. Os nomes das notas para as linhas de clave de Fá são Sol – Si – Ré – Fá – Lá e as notas para os espaços são Lá – Dó – Mi – Sol. Notas escritas acima da pauta seguem a mesma ordem a partir da última linha na pauta. Notas escritas abaixo da pauta seguem a ordem reversa da última linha da pauta. Por exemplo, a linha de cima de uma pauta é um Lá, então o espaço acima é um Si e a linha acima desse espaço é um Dó e etc. O primeiro espaço abaixo da pauta é um Fá. As notas seguem um padrão (Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si) e se repetem. O alcance do violoncelo se estende do Dó que fica duas linhas abaixo da clave de Fá até o Dó localizado uma linha acima da clave de Fá.

  4. 4

    Procure por marcações especiais para o violoncelo. Uma vez que você toca violoncelo com um arco, músicas para violoncelo têm muitos símbolos musicais especiais para indicar a técnica do arco e a dinâmica. Uma convenção importante de música de violoncelo é a marcação de passada de arco para cima e para baixo. Um parêntese com as “pernas” para baixo (localizado acima da pauta) indica que você deve usar especificamente a passada de arco para baixo e um pequeno v indica que você deve passar o arco para cima. Outra convenção é o uso da palavra "pizz", abreviação de pizzicato. Quando você vê essa marcação, você deve tocar as cordas do violoncelo com o polegar e o indicador.

Dicas & Advertências

  • Como ler música de violoncelo engloba muitas das habilidades de leitura de notas encontradas em outras músicas, promover o seu estudo de leitura de música em geral, pode ajudar a melhorar suas habilidades musicais em todos os sentidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível