×
Loading ...

O que são lesões foliculares da glândula tireoide?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Lesões foliculares da glândula da tiroide descrevem uma alteração anormal na estrutura dos tecidos da glândula. Neste caso, refere-se ao possível desenvolvimento de carcinoma folicular de tireoide.

Imagem microscópica da tireoide (Duncan Smith/Stockbyte/Getty Images)

Identificação

Carcinoma folicular é o segundo mais prevalente dos quatro principais tipos de câncer de tireoide. Representa cerca de 25% de todos os tumores malignos dessa glândula e é geralmente mais agressivo que o carcinoma papilar de tireoide, que é o mais comum.

Loading...

Significado

"O carcinoma folicular de tireoide é frequentemente descoberto como um nódulo indolor na glândula, ocorrendo geralmente após os 40 anos de idade e é mais frequente em mulheres que em homens", diz o Centro nova-iorquino de tireoide, da universidade de Columbia. Com o tratamento, o carcinoma folicular tem uma taxa de sobrevida em 10 anos de aproximadamente 40%.

Prognóstico

A taxa de mortalidade desse tipo de câncer está ligada à idade (maior risco para pessoas com mais de 40 anos) e o grau de metástases para outras áreas do corpo.

Tratamento

De acordo com o Colégio Americano de Patologia, "o carcinoma folicular de tireoide, pode ser tratado com cirurgia, radioterapia, hormonioterapia, terapia com iodo radioativo ou quimioterapia".

Considerações

A remoção cirúrgica total da tireoide (tireoidectomia) exigirá medicação de reposição de hormônio tireoidiano pelo resto da vida.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...