Como lidar com pessoas autoritárias e opressoras

Escrito por june lee | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com pessoas autoritárias e opressoras
Lidar com pessoas autoritárias e opressoras pode ser cansativo (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

É provável que você tenha lidado com uma pessoa autoritária e opressora em sua vida, seja no trabalho, na escola ou até mesmo em casa. Essas pessoas têm personalidades fortes e muitas vezes exigem o controle de qualquer situação. Isso pode ser muito frustrante e difícil quando estiver tentando fazer alguma coisa. Existem algumas dicas que você pode tentar para ajudar a lidar com uma pessoa autoritária e, ao mesmo tempo, manter o estresse e a raiva longe.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Entenda o passado da pessoa. Coloque-se no lugar dela e pergunte por que ela pode estar agindo dessa forma. Tenha em mente que as primeiras impressões podem estar incorretas. Essa pessoa pode estar tendo um dia frustrante ou aliviando estresse ou insegurança sobre você. Se achar que é este o caso, seria útil conversar com essa pessoa em particular. Para iniciar uma conversa, basta perguntar como seu dia está indo. Se ela parecer zangada, lembre-se de não levar para o lado pessoal.

  2. 2

    Ganhe a confiança da pessoa. Uma pessoa autoritária ou opressora pode estar compensando por inseguranças ou sentindo a necessidade de se destacar. Tire algum tempo do seu dia para tentar ser amigável, uma boa ideia é convidar a pessoa para almoçarem juntos. A persistência também é fundamental e o gesto amável de tentar criar uma amizade ajudará a quebrar barreiras "autoritárias". Além disso, tente focalizar em elementos positivos que vocês tenham em comum.

  3. 3

    Use o diálogo baseado em fatos. Muitas pessoas opressoras têm opiniões e crenças muito fortes. Ao usar fatos, dados e documentos, você pode evitar conversas sobre essas opiniões subjetivas, o que pode levar a uma discussão acalorada e pouco profissional sobre as diferenças pessoais.

  4. 4

    Permaneça firme se a pessoa autoritária persistir de maneira que faça você se sentir desconfortável ou incapaz de fazer o seu trabalho. Caso esteja sendo intimidado por uma pessoa mandona, tome uma posição e enfrente-a de forma adequada. Mesmo se ela tornar-se irracional, evite ficar muito emocional e mantenha o perfil profissional. Use uma linguagem assertiva, repetindo seus pontos principais. Esteja ciente do tom de sua voz e mantenha a calma e a serenidade. Se você estiver muito chateado, faça uma pausa e dê uma volta no quarteirão ou beba um copo d'água. Para organizar seus pensamentos, pode ser útil escrever um rascunho do que você pretende dizer.

  5. 5

    Fale com a pessoa cara a cara. Esse tipo de conversa é mais íntima e ajuda a promover a compreensão. Alternativas como email, bate-papo online e mensagens de texto criam ambiguidades e tons alternados, o que não permitem esclarecimentos. Ao confrontar uma pessoa autoritária, escolha um ambiente neutro, numa cafeteria ou fora do trabalho. Isso quebra qualquer pressão criada devido a hierarquias. Se for difícil falar cara a cara, considere encontrar um mediador para promover a conversa de uma maneira justa e civilizada.

  6. 6

    Seja paciente. Se você já tiver falado com a pessoa autoritária sobre a atitude dela, tenha em mente que demorará algum tempo para que ela mude as reações e reverta seus mecanismos de defesa. Lembre-se sempre de agir de forma profissional, mesmo se uma pessoa autoritária estiver passando dos limites. Dar um passo atrás e ter paciência permitirá que você reaja à situação de maneira firme, mas atenciosa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível