Mais
×

Como lidar de forma simpática com uma mãe autoritária

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Sua mãe sempre vai vê-lo como sua criança, mas isso não significa que ela deva tratá-lo como uma. Se a sua mãe tem dificuldade em deixar você viver uma vida independente, é hora de ter uma conversa com ela sobre mudanças. Mas você deve abordar o assunto com bondade e compreensão. Você não quer magoá-la, então pense sobre o seu lado da questão antes de apresentá-lo de modo que você possa preencher sua fala com compaixão e compreensão.

Instruções

Sua mãe o sufoca? Há maneiras de dizer isso a ela sem ser rude (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Faça um brainstorm com foco em algumas coisas relativas ao envolvimento de sua mãe que você gosta. Um exemplo poderia ser o fato de que ela sempre o apoia ou o fato de ela mostrar que realmente se importa. Anote-as para que você possa manter um registro deles.

  2. Escreva uma lista de razões pelas quais sua interferência preocupa você. Diga isso de forma simpática e dê motivos pelas quais a ajuda dela não é sempre necessária. Ela pode não entender seu ponto de vista, por isso use exemplos específicos de seu comportamento sufocante e como esses casos fazem você se sentir irritado ou frustrado.

  3. Peça a sua mãe para conversar com você em algum momento que seja conveniente para ambos. Diga a ela que você está preocupado com seu envolvimento em sua vida e expresse o seu desejo de independência. Pontue sua conversa com exemplos tanto de ações positivas quanto negativas de sua mãe que você anotou anteriormente.

  4. Tranquilize sua mãe ao longo da conversa deixando claro que, embora você queira ser independente, você ainda a ama e quer ela seja parte de sua vida. Peça para ela dar seu feedback durante a conversa para que você possa obter uma compreensão completa de seus sentimentos.

  5. Discuta limites. Falar sobre situações nas quais você gostaria de ter sua ajuda e situações em que você prefere que ela o deixe sozinho. Ela pode resistir, mas você tem que ser firme no modo de falar e garantir assim que ela o escute. Porém não levante a voz ou nem permita-se ficar excessivamente emocional, ou você pode acabar dizendo palavras ofensivas que não queria.

  6. Faça um brainstorm com foco em modos de dizer gentilmente sua mãe que sua ajuda é necessária em situações futuras. Peça sua opinião também. Deixe claro que você não quer ferir seus sentimentos.

  7. Passe menos tempo com sua mãe, se necessário. Evitá-la é uma abordagem passiva que você precisa incorporar gradualmente. Dê-lhe menos informações sobre o seu dia, de modo que ela tenha menos chances de dar opiniões.

Dicas

  • Interrompa a conversa se você e sua mãe ficarem muito emocionais. Volte ao assunto depois que ambos tiverem tido tempo para esfriar.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article