×
Loading ...

Como limpar a borracha de vedação da máquina de lavar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As máquinas de lavar possuem uma borracha de vedação localizada ao redor da estrutura interna da porta. Ela protege contra o vazamento de água e sabão, já que a máquina gira e sacode as roupas para limpá-las. Como espuma, sujeira e umidade podem acumular-se no revestimento de borracha, é importante que seja limpa periodicamente para que colônias de bactérias e mofo não se instalem, produzindo um cheiro ruim e estragando-a.

Sempre limpe a borracha de vedação (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Limpeza geral

Os fabricantes recomendam que o interior da lavadora seja lavado com sabão neutro, como detergente, ao invés de usar produtos abrasivos que podem danificar o tambor e penetrar nas fendas. Lave todo o interior, incluindo a borracha de vedação da porta, com sabão neutro diluído em água morna. Limpe essas mesmas áreas com um pano úmido sem sabão. Termine o processo passando um pano seco para remover qualquer umidade residual.

Loading...

Considerações para a limpeza da borracha

Talvez seja necessário lavar a borracha com uma esponja ou escova de cozinha para soltar a crosta de sujeira que fica nas dobras da borracha, pois um papel toalha simples pode não conseguir removê-la. Objetos estranhos, como espuma, podem cair nas dobras e formarem uma gosma que pode ser difícil de remover a não ser que a área seja esfregada continuamente. Combine partes iguais de vinagre branco e água para lavar a borracha após a limpeza. O vinagre serve para eliminar odores e germes. Seque a borracha com um pano seco antes de fechar a porta da lavadora.

Manutenção mensal

Execute um ciclo de lavagem com a máquina vazia uma vez por mês para limpar o interior da lavadora, incluindo a borracha de vedação da porta. Coloque 1 copo de sabão líquido na lavadora para limpá-la e programe-a para o modo "Higienização" -- o modo com a água mais quente, se tiver. Adicione 1 copo de água sanitária à lavadora para eliminar as bactérias e mofo. Para remover os odores desagradáveis, utilize 1 copo de vinagre branco ou bicarbonato de sódio.

Manutenção preventiva da borracha de vedação

Você pode diminuir o número de vezes necessários para uma limpeza completa da borracha de vedação se limpar a borracha, com um pano seco, após cada ciclo de lavagem. Tenha certeza de secar tanto a parte externa quanto as dobras internas da borracha, onde o mofo e sujeira costumam ficar presos. Você pode deixar a porta da lavadora aberta por 30 minutos para deixar a borracha secar. Porém, limpar a borracha é a única maneira de garantir que não haja sujeira ou depósitos remanescentes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...