Mais
×

Como fazer uma limpeza profunda nos dentes

Atualizado em 22 julho, 2017

Uma limpeza profunda dos dentes tem a intenção de remover tanto tártaro e placa bacteriana quanto possível, de outra forma, as bactérias se propagariam. Se a placa fica nos dentes por muito tempo, ela calcifica e sua remoção se torna ainda mais difícil. O acúmulo de tártaro e de placa são terrenos férteis para a sobrevivência de bactérias, o que pode levar a doenças na gengiva. Processos básicos, como escovação e uso do fio dental, ajudam, mas algumas vezes não são suficientes. Há duas fases de limpeza profunda dos dentes: raspagem e alisamento radicular.

Instruções

Limpeza profunda dos dentes envolve raspagem e alisamento radicular (dentist 07 image by Dragan Bombek from Fotolia.com)
  1. No processo de raspagem, como o nome já sugere, o dentista raspa fendas existentes na superfície dos dentes e sob as gengivas. Isso pode ser feito com ferramentas manuais ou através de vibrações ultrassônicas que ajudam a remover acúmulos indesejáveis dos dentes. Algumas vezes, o profissional pode optar por fazer uma raspagem química, aplicando um líquido anti-tártaro para prevenir a formação dos mesmos na superfície.

  2. O alisamento radicular é usado para garantir que as paredes das raízes e superfícies dos dentes fiquem lisas e limpas, o que torna a aderência de tártaro, placa e outros organismos prejudiciais mais difícil. A matéria infectada é removida para que o tecido saudável possa crescer no lugar, livre de micro-organismos nocivos.

  3. Podem ser necessárias fibras de antibiótico para garantir que os dentes e as gengivas melhorem da forma adequada, assim como para prevenir que as bactérias cresçam novamente. Depois deste processo, o dentista também pode prescrever um enxaguante bucal ou, se necessário, analgésicos. Exames dentais regulares são recomendados.

Aviso

  • Depois de uma raspagem, algumas pessoas ficam com seus dentes mais sensíveis ao calor e ao frio, porque as raízes podem ter ficado mais expostas. Usar pasta para dentes sensíveis pode ajudar; com o tempo, a sensibilidade sumirá.
  • Pessoas mais propensas a infecções, como as que têm um sistema imunológico debilitado, podem precisar de antibióticos depois de uma limpeza profunda.
  • É normal ter pequenos sangramentos por até uma semana depois da limpeza; no entanto, se você estiver apresentando sangramento intenso acompanhado de febre e inchaço, ligue para seu dentista.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article