Líquidos que não podem ser bebidos ao se usar aparelho ortodôntico

Escrito por dana hall mccain | Traduzido por ana claudia bragé
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Líquidos que não podem ser bebidos ao se usar aparelho ortodôntico
Evite algumas bebidas ao usar aparelho (smiling pretty blonde girl image by Scott Slattery from Fotolia.com)

O tratamento ortodôntico é comum tanto para adultos quanto para crianças. Embora os equipamentos e o tipo de tratamento sejam diferentes conforme o paciente, muitas pessoas necessitam usar aparelhos ortodônticos por algum tempo. Nesse período, é necessário tomar alguns cuidados com a alimentação para proteger o aparelho e evitar problemas dentais. Por essa razão, é recomendado evitar ou eliminar alguns tipos de bebidas.

Outras pessoas estão lendo

Refrigerantes

A higiene oral é um desafio ao usar aparelho. Os inúmeros cantinhos e espaços criados pelos "brackets" e fios na boca podem tornar a escovação mais difícil, o que deixa os dentes mais vulneráveis à cárie. Refrigerantes aumentam esse problema ao cobrir as superfícies de dentes e gengiva com ácidos e açúcares prejudiciais. Os profissionais da saúde bucal tornaram-se extremamente preocupados nos últimos anos com os efeitos que os alimentos e bebidas com alta acidez exercem no esmalte dos dentes. Pesquisadores demonstram que quando consumidos frequentemente, os ácidos podem prejudicar consistentemente o esmalte. Até mesmo os refrigerantes diet são altamente ácidos.

Líquidos que não podem ser bebidos ao se usar aparelho ortodôntico
Refrigerantes prejudicam os dentes devido à acidez e ao teor de açúcar (golden aluminum drink cans piled image by photooiasson from Fotolia.com)

Bebidas para atletas

Bebidas para atletas são alternativas frequentes para pessoas que desejam cortar o consumo de refrigerantes. É presumido que estas são opções mais saudáveis por serem consumidas por esportistas. No entanto, essas bebidas contém níveis surpreendentes de açúcar. Além disso, elas possuem conservantes ácidos, parecidos com os encontrados em refrigerantes, levando ao enfraquecimento do esmalte dos dentes. Para pacientes que usam aparelhos, esses açúcares e ácidos podem prejudicar os dentes ao escovar e passar fio dental.

Líquidos que não podem ser bebidos ao se usar aparelho ortodôntico
Não se engane com a imagem saudável das bebidas para atletas (sporting drink image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

Sucos de frutas puros

Você não pode estar errando ao beber suco de fruta, não é? Infelizmente, sucos de frutas -- em especial aqueles puros, sem adição de água -- contêm os mesmos ingredientes problemáticos dos refrigerantes e das bebidas para atletas. A maioria possui altos níveis de açúcares e são naturalmente ácidos. Portanto, os sucos de frutas devem ser limitados ou eliminados durante o uso de aparelho ortodôntico para evitar o risco potencial de cárie dentária.

Líquidos que não podem ser bebidos ao se usar aparelho ortodôntico
Sucos de frutas contêm altos níveis de açúcar e ácido (oranges fruits and orange juice image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Boas alternativas

Ao usar aparelho, os pacientes são encorajados a beber muita água, de preferência da torneira. A água de torneira em geral contém fluoreto, o qual fortalece o esmalte dos dentes, enquanto a água engarrafada não. Igualmente, o leite é uma opção saudável, relativamente baixa em açúcares e ácidos, que tem o benefício de conter cálcio, o qual também promove dentes e ossos saudáveis.

Líquidos que não podem ser bebidos ao se usar aparelho ortodôntico
Você pode sempre recorrer à água (Glass of Water image by Somebody Photo from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível