Educação e ciência

Lista de peixes que se alimentam no fundo do oceano

Escrito por robert boumis | Traduzido por giovana moretti
Lista de peixes que se alimentam no fundo do oceano

Muitas espécies de peixe se alimentam no fundo do oceano

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Uma variedade de seres vivos marinhos vivem e se alimentam no fundo do oceano. Surgiram várias adaptações para fazer isso eficientemente, como um sexto sentido elétrico, usado por raias para encontrar comida e por peixes predadores para atrair suas presas. Peixes que vivem no fundo do mar também têm muitas formas diferentes de se locomer, desde as barbatanas atarracadas dos antenariídeos até as graciosas nadadeiras do peixe-tripé.

Outras pessoas estão lendo

Arraias venenosas

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As arraias, parentes dos tubarões, se alimentam no fundo do oceano em áreas rasas. As arraias venenosas são conhecidas por terem um pequeno e venenoso espinho na cauda que a protegem dos predadores. Embora tenham olhos bem desenvolvidos, elas não os usam para caçar; ao invés disso, essas arraias dependem principalmente do sentido elétrico que permite que elas detectem suas presas enterradas na areia. A dieta das arraias venenosas consistem majoritariamente de moluscos, tais como amêijoas, mexilhões e ostras.

Peixe-tripé

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os peixes-tripé são peixes de aparência estranha encontrados nas planícies de oceanos profundos. Três de suas nadadeiras têm raias longas, individuais e que apontam para baixo, agindo juntas como um tripé para "andar" no substrato macio. Essas nadadeiras em forma de antenas agem como sensores, e o peixe-tripé pode sentir vibrações em suas nadadeiras, que o ajudam a caçar suas presas. Adicionalmente, esses peixes são únicos na questão de terem órgãos sexuais masculinos e femininos.

Antenariídeos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os antenariídeos são os mestres da camuflagem. Seus corpos granulosos e com cores manchadas se misturam com pedras, corais e outros detritos no fundo do mar. Eles não têm bexigas de nado, órgãos que a maioria dos peixes têm e que permitem que eles flutuem na coluna de água; ao invés disso, os antenariídeos caminham pela fundo com pernas grossas. Alguns destes peixes possuem o engodo, um pequeno órgão suspenso em suas cabeças, os quais eles podem mexer para atrair outros peixes. Eles podem, então, comer presas levemente maiores que eles.

Orectolobiformes

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os orectolobiformes são espécies de tubarões encontrados em todo o mundo. Seu padrão de camuflagem lembra um carpete, e é semelhante aos dos seus parentes maiores, os tubarões-baleia. Os corpos são planos para ajudá-los a se alimentar no fundo do oceano. Como as arraias, eles usam sensores elétricos para encontrar moluscos e crustáceos como presas. São encontrados em todo o mundo, mas com mais frequência próximo a Austrália. Alguns orectolobiformes botam ovos, e outros dão à luz aos filhotes diretamente, o que é incomum para um peixe.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media