×
Loading ...

Que animais comem caranguejo nos oceanos?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os caranguejos possuem diversos predadores no oceano. Se não são devorados por grandes espécies, podem ser a presa até mesmo da própria espécie. Com pinças e casco duro, é difícil imaginar o que outras criaturas veem de tão atraente. No entanto, talvez os predadores do oceano saibam, como amantes da areia, o ótimo gosto da carne do caranguejo, até mesmo sem molho de alho e manteiga.

Os caranguejos possuem muitos predadores (Maksimus/iStock/Getty Images)

Polvos

As mandíbulas de um polvo são conhecidas como a sua garra. Elas são muito afiadas, e a mordida deste animal pode injetar veneno. Primeiramente, polvo pega o caranguejo, jogando terra em cima dele, em seguida, utiliza os discos de sucção para capturá-lo e, finalmente, morder a sua casca. Para caranguejos, a mordida é fatal, paralisando-o para que ele não use mais as garras para picá-lo, assim o polvo consegue um saboroso caranguejo para o jantar.

Loading...
A mordida de um polvo é fatal para um caranguejo (Micha? Adamczyk/iStock/Getty Images)

Peixes, raias e tartarugas

Esqualos, tubarões, águas-vivas, cantarilhos, miraguaias, cobias, enguias e outros tipos de peixes também gostam de caranguejos. Assim como larvas, os caranguejos são especialmente vulneráveis ​​ao ataque de pequenos peixes, raias e enguias do mar. Até mesmo as tartarugas, à medida que crescem, gostam de comer esse crustáceo, já que as mandíbulas delas são poderosas e capazes de triturar a casca dura.

Tartarugas marinhas também se alimentam com caranguejos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Mamíferos

Além de lagostas, peixes e rãs, lontras marinhas adoram o caranguejo como uma refeição. Na verdade, tanto as lontras com e sem garras se alimentam desse crustáceo. As lontras do mar comem cerca de 25% a 30% do peso corporal delas, por isso, elas devoram bastantes caranguejos em um dia. Focas também gostam de caranguejos. Não é a toa que, na Antártida, ela receba o rótulo de "crabeater" (predadora de caranguejos). No entanto, a maioria dessas focas preferem o krill. Outra variedade de focas que comem caranguejos é a foca-de-weddell, outro mamífero do Oceano Antártico.

Lontras marinhas estão entre os mamíferos que comem caranguejos (jclegg/iStock/Getty Images)

Caranguejos maiores

Caranguejos azuis adultos são especialmente conhecidos por serem de uma natureza canibal. Os menores e mais fracos, que não possuem todos os membros, não estão saudáveis, que contém parasitas ou outras deficiências são os primeiros a serem fisgados pelo caranguejo "líder". Espécies de caranguejos mais jovens são especialmente vulneráveis ​​aos caranguejos mais velhos, maiores que não têm preferência por aquilo que comem enquanto limpam o fundo do oceano.

Caranguejos azuis adultos são canibais (Sandy Franz/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...