Lista de tendões do corpo

Escrito por everett callaway | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de tendões do corpo
O tendão é a estrutura que puxa o osso de ligação com o músculo para criar o movimento. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os tendões são tecidos conectivos rígidos mas flexíveis que ligam os músculos do corpo aos ossos. Quando um músculo se contrai ou diminui, isto é, o tendão correspondente puxa o osso de ligação com o músculo para criar o movimento. Em outras palavras, o tendão é a estrutura que transmite a força da contração para o osso. Devido à grossura desse tecido fibroso, um tendão provê estabilidade às juntas na articulação, o encontro entre dois ossos. Dependendo do local do corpo, um tendão pode estar envolvido na flexão, tendão flexor, ou na extensão, tendão extensor, de uma parte do corpo.

Outras pessoas estão lendo

Tendão de Aquiles

O tendão calcâneo, comumente chamado de Tendão de Aquiles, é o tendão mais forte do corpo. Este é o ponto de inserção dos músculos superficiais posteriores da parte inferior da perna. O ponto de inserção fica no calcanhar. Uma ruptura no Tendão de Aquiles necessita de reparo cirúrgico, e a reabilitação completa pode levar até um ano.

Tendão patelar

O tendão patelar fica localizado na articulação dos joelhos. Na verdade, ele é uma continuação do poderoso tendão do quadríceps. Esse tendão passa através da patela óssea, conhecida como rótula, e se liga à tíbia, na parte inferior da perna. Isso é essencial para a estabilidade da articulação do joelho, que é a mais instável do corpo. Puxar o músculo quadríceps sobre o tendão patelar resulta na extensão do joelho.

Tendões das mãos e dos pés

Os dedos das mãos e dos pés possuem tendões extensores na parte de cima e flexores na parte de baixo. O movimento responsável por enrolar os dedos das mãos e dos pés é feito pelos tendões flexores. Por outro lado, a ação de desapertar o punho ou estender os dedos é um trabalho para os extensores. Em situações normais, os extensores são visíveis através da pele nas mãos e nos pés. A deformidade boutonniere, chamada assim por sua aparência de casa de botão, é uma lesão no tendão extensor do dedo. A lesão é resultado de um trauma sofrido pelo dedo. Nesse caso, o membro fica travado em uma posição curvada uma vez que o extensor é incapaz de endireitá-lo.

Tendões do cotovelo

A flexão ou dobra do cotovelo, é um resultado do músculo bíceps, localizado no braço, puxando o tendão, que é ligado ao antebraço através da articulação do cotovelo. O músculo correspondente ao tríceps, que fica localizado do lado oposto ao úmero e se prende ao antebraço, estende ou contrai o cotovelo para um posição ereta. A tendinite, uma inflamação do tendão, é uma lesão ou causa de dores comum na região dos cotovelos. Essa lesão é normalmente resultado do desgaste. A tendinite na face medial (mais perto da linha mediana do corpo) é conhecida como cotovelo de golfista. A ocorrência mais frequente de inflamação acontece na face lateral (longe da linha mediana do corpo) e é conhecida como cotovelo de tenista.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível