Lista de verificação do servidor de manutenção do Windows

Escrito por kevin boone | Traduzido por mailson belarmino de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de verificação do servidor de manutenção do Windows
Uma matriz de servidores. (Computer servers skyline image by patrimonio designs from Fotolia.com)

O Windows Server 2008 fornece uma funcionalidade para servidores de rede web e Internet. Um mal funcionamento do servidor principal da rede, pode causar interrupções de acesso à internet generalizadas. Manutenção preventiva e procedimentos de recuperação, são importantes para manter esses servidores funcionando sem problemas ou rapidamente trazê-los de volta quando eles caírem (diz-se que um servidor caiu, quando o mesmo para de funcionar).

Outras pessoas estão lendo

Avaliar a estabilidade do servidor

Execute o "scanner de confiabilidade e desempenho" (em "Ferramentas Administrativas") para coletar informações em tempo real sobre o desempenho, erros, uso de recursos, configurações e outros eventos que possam comprometer a estabilidade de um servidor.

Mantenha o controle de eventos do sistema

Execute o "visualizador de eventos do windows" para monitorar o sistema, a segurança e os eventos relacionados aos aplicativos. Se o diretório ativo está instalado, atenção para o "Log de serviço do diretório."

Mantenha os servidores atualizados

Baixe e instale o "serviço de atualizações do servidor windows". Esse serviço baixa atualizações de segurança e de desempenho. Ele também permite que você gerencie, teste, distribua e instale essas atualizações, conforme necessário. Mantenha-o em execução, para garantir que os servidores tenham as atualizações mais recentes.

Garanta a segurança dos servidores

Certifique-se de que os serviços de IPSec (segurança de IP) estão em execução. Esse serviço protege a rede contra ataques e monitoramento de informações através da criptografia dos dados. Ele também impede a "falsificação de identificação", onde os invasores podem falsificar a identidade do remetente ou do destinatário. Use o IPSec para configurar e definir os privilégios de usuário apropriados para o seu departamento ou organização. Além disso, verifique se o Firewall do Windows está em execução para evitar invasões de rede. O Firewall do Windows está disponível no Windows 2003 SP1 e versões posteriores.

Previna infecções por vírus

Ative o serviço NAP - "Network Access Protection" (proteção de acesso à rede). O NAP evita que computadores desprotegidos, infectados, não atualizados ou mal configurados, acessem a rede. O NAP aumenta o Firewall do Windows.

Mantenha os direitos de acesso atualizados

Execute os "serviços de certificado do diretório ativo" para configurar, manter e administrar os direitos de acesso dos usuários conforme necessário. Isso é importante se você costuma ter grande rotatividade de empregados.

Proteja os arquivos contra exclusão

Ative "cópias de sombra de pastas compartilhadas" para automatizar a retenção e proteção de arquivos em um servidor. Esse serviço restaura arquivos que foram apagados ou substituídos prevenindo você de ter que recarregar cópias de backup.

Limite os recursos de cada usuário

Use o "gerenciador de recursos do servidor de arquivos" em "ferramentas administrativas" para criar cotas de armazenamento em disco para cada usuário. Isso limita o espaço em disco para cada usuário.

Faça backup do servidor

Realize um backup do servidor para o caso de ele falhar, e tenha um procedimento para restaurá-lo, se necessário. O recurso de "backup do diretório artivo do servidor" pode agendar backups automáticos e você também pode executar backups manuais conforme necessário.

Certifique-se de ter o console de recuperação

Certifique-se de que tenha o "Ambiente de Recuperação do Windows" para restaurar servidores. O WinRE restaura os arquivos do sistema operacional e os dados para um servidor diferente que não tenha sistema operacional instalado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível