Mel para infecção no olho

O mel é um antimicrobiano

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

As infecções nos olhos são causadas por uma bactéria, vírus ou agente microbiológico. Elas podem causar irritação em qualquer parte do olho, pálpebra, córnea ou na parte de trás dos nervos ópticos. Alguns sintomas que podem surgir são vermelhidão, olhos lacrimosos, ardência, coceira ou secreção. O mel, um antimicrobiano, pode ajudar a livrar os olhos da infecção como um remédio natural.

Mel para infecção nos olhos

O mel, que possui propriedades antibacterianas e atua como um umectante, irá limpar a infecção ocular e fornecer um alívio tranquilizante. Use o mel cru e não pasteurizado para propriedades antibióticas adicionais. Ele pode ser usado de várias maneiras nesse problema.

Para a infecção que tenha espalhado-se até a pálpebra, misture partes iguais de mel com água destilada ou fervida para fazer uma solução. Utilize uma bola de algodão e aplique-a no local. Para maior efetividade, deixe-o no olho e não reutilize-o para evitar que o problema se espalhe. Essa mistura também pode ser usada como colírio. Mantenha os olhos abertos e pingue duas ou três gotas em cada um. Ela também pode ser utilizada para enxaguá-lo duas ou três vezes diariamente até que a infecção passe.

O mel pode também ser aplicado diretamente no olhos sem diluição. Coloque uma ou duas gotas no local e ele irá coletar a sujeira ou secreção e será eliminado naturalmente através das lágrimas.

Mel também pode ser usado em uma combinação com flores e folhas de eufrásia. Ferva 430 ml de água com as flores e adicione 3 colheres de sopa de mel até que esteja dissolvido. Molhe uma bola de algodão ou um pedaço de pano limpo na mistura e coloque sobre o olho por 15 a 20 minutos. A solução também pode ser usada para lavar os olhos.

Remédio caseiro para a conjuntivite

A conjuntivite ocorre quando o revestimento transparente da pálpebra inflama-se ou infeciona-se e as áreas brancas ficam vermelhas ou rosas, ela pode também acontecer durante uma inflamação na córnea, afetando a visão. Por ser contagiosa, o tratamento precoce é recomendado para prevenir que a infecção espalhe-se para outros, então consulte um médico além de tentar os remédios caseiros.

Os remédios caseiros para a conjuntivite incluem a aplicação de compressas mornas nos olhos utilizando uma toalha de rosto macia. Mas quando ela é causada por alergias, evite esfregar seus olhos para impedir a liberação de mais histaminas e aplique compressas frias.

eHow Brasil
×