Mais
×

Como usar um machado ou machadinha em madeira

Atualizado em 21 novembro, 2016

Um machado ou uma machadinha provaram ser uma ferramenta de valor incomensurável em muitas situações -- desde a derrubada de árvores até o uso em construções ou para uma fogueira. Uma machadinha é mais curta que um machado, em comprimento, e possui uma lâmina menor. Tanto o machado quanto a machadinha possuem suas vantagens e devem ser usados de acordo.

Instruções

Use um machado ou uma machadinha para desempenhar tarefas específicas com madeira (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Posicione a cabeça do machado ou machadinha em um objeto estável como um galho ou tronco de árvore. Coloque uma estaca ou pedra junto à cabeça para suportar o machado ou machadinha ao afiar. Use uma lima de metal para amolar a borda. Mova a lima para frente e para trás pela lâmina para afiá-la.

  2. Coloque luvas para proteger as suas mãos enquanto afiar a lâmina do machado ou machadinha. Mantenha seus pés na distância dos seus ombros e em uma posição confortável na qual você se sinta no controle.

  3. Use o machado para derrubar uma árvore ou para cortar galhos mais largos em pequenos pedaços. Balance a lâmina de forma que ela entre em contato com a madeira. Posicione a lâmina a um ângulo de 45º para cortar mais facilmente.

  4. Use uma machadinha para remover pequenos galhos de uma árvore. Corte a partir do fundo e não do topo. Evite cortar em forma de V, para que o galho e a madeira se partam.

  5. Divida as toras em pedaços de lenha com uma machadinha ou machado. Coloque a tora, grande ou pequena, em cima de uma tora maior. Balance a lâmina até o final da tora para dividi-la.

O que você precisa

  • Lima de metal
  • Luvas
  • Óculos de segurança
  • Machado
  • Machadinha
  • Madeira
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article