Que tipo de madeira você usa para um balcão?

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por barbara carvalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de madeira você usa para um balcão?
Balcões mostrando o grão do rosto da madeira são atraentes, mas não muito duráveis (ULTRA F/Digital Vision/Getty Images)

A madeira não parece ser o material mais durável para um balcão. No entanto, quando construído adequadamente com o tipo correto de madeira, o balcão pode durar tanto quanto aqueles feitos com materiais mais convencionais. O segredo é usar madeiras densas e duradouras; e montá-los da forma certa. Um balcão de madeira feito adequadamente, com os cuidados apropriados, pode durar muitos anos sem problemas.

Outras pessoas estão lendo

Densidade

As espécies de madeira com maior densidade fazem os melhores balcões. Elas são menos suscetíveis a mossas, sulcos e a sofrer qualquer outra espécie de dano causado pelo uso cotidiano. Procure madeiras que possuam esse índice alto (na escala de dureza de Janka), inclusive madeiras de lei do hemisfério norte como o carvalho, o ácer duro e a faia. Se você está disposto a gastar um pouco mais, escolha madeira tropical, proveniente de colheita sustentável. Essas madeiras normalmente crescem de modo lento e num padrão denso. O pau-rosa está avaliado em 1780 na escala de dureza, mais alto que toda a espécie de carvalho. O Roxinho está avaliado em cerca de 1860 e tem um atraente tom roxo natural. Evite pinho, cedro e outras madeiras macias, que se danificam facilmente.

Grão

O tipo de orientação do grão que é usado também pode afetar a qualidade de um balcão de madeira. O rosto da madeira, colocado com a superfície ampla do revestimento de tábua para cima, tem um grão atraente, mas revela fraca resistência a facas e outros danos cotidianos. Se deseja balcões mostrando o grão do rosto, use uma madeira muito durável para neutralizar a fraqueza da orientação. A madeira de corte perpendicular (que revela os anéis e crescimento) é muito mais forte e tradicionalmente tem sido usada para fazer blocos de açougueiro. Esse tipo de balcão pode aguentar cortes regulares e é considerado como sendo "auto-regenerador", de acordo com o site Fine Homebuilding. Os balcões mostrando o grão do rebordo usam a borda longa da tábua e produzem um balcão mais durável que os do rosto; mas estes últimos são mais fáceis de construir e menos confusos ao olhar.

Conteúdo de sílica

Muitas madeiras tropicais são muito densas mas também contêm alguma porcentagem de sílica. Este material fortalece ainda mais a madeira. Também torna a madeira muito mais difícil de cortar e faz cegar as lâminas dos serrotes e facas. A madeira com um alto conteúdo de sílica pode danificar facas de cozinha, exigindo que sejam afiadas regularmente. Os balcões de madeiras como cajueiro e mogno devem ser usados só com tábuas de corte, para proteger as facas boas. Corte-os cuidadosamente usando lâmina de serrote de alta durabilidade, durante a construção.

Considerações

O tratamento da madeira pode ter tanta importância quanto o tipo de madeira usada na construção do balcão. O site Fine Homebuilding recomenda que se alternem padrões de crescimento em anel ao montar um balcão, para prevenir problemas de movimento da madeira, mais tarde. Revista o balcão com um acabamento em óleo resistente à água, tal como óleo de tungue, que irá polimerizar naturalmente e ajudará a manter a madeira em boas condições.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível