Qual o tipo de madeira necessário para construir um canteiro de plantas?

Escrito por michael logan | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual o tipo de madeira necessário para construir um canteiro de plantas?
Vasos de plantas devem ser feitos com madeira resistente (Valerie Everett)

É essencial escolher madeira resistente à insetos e à umidade para construir canteiros e vasos de plantas, para evitar que apodreçam e estraguem em apenas um ou dois anos de uso. Madeiras com resistência natural á insetos e umidade incluem o cedro e mogno, além de compensados.

Outras pessoas estão lendo

Escolhas

Madeiras tipo compensado tendem a encolher com o tempo e não absorvem bem tinta ou verniz até que estejam secas, pois são vendidas antes de secarem por completo. Se deixadas sem cobertura, sua cor se torna um cinza prateado. O mogno é a mais resistente dentre as madeiras naturais e absorve bem o verniz, mas algumas tintas não aderem bem e descascam em alguns anos. O cedro assimila bem a madeira e o verniz e vai durar por um bom tempo com manutenção.

Função

Escolha madeira tipo compensado se não for necessário usar tinta ou verniz, ou se não é provável que haja manutenção. Combine estruturas pré-existentes, como laterais da casa ou uma varanda, com mogno ou cedro. Esses tipos de madeira requerem manutenção, mas mesmo sem cuidados vão durar vários anos.

Aparência

O pinho amarelo do sul é uma madeira nodosa geralmente prensada para resistir à umidade. Os nós da madeira e seu desbotamento natural aumentam sua beleza ao longo do tempo sem a preocupação de umidade ou de apodrecimento. Um bom cedro terá poucos nós, se tiver algum, e tem uma coloração levemente vermelha ou bronze. Algumas toras de cedro são deixadas sem polimento para dar uma aparência rústica. O mogno pode ter pequenos nós, mas não muitos. A madeira é maleável, leve e macia ao toque, similar ao cedro, mas apresenta um tom vermelho mais escuro e encorpado.

Considerações

Construa canteiros de plantas com um desses três tipos de madeira. Escolha baseando-se na aparência que você deseja e no grau de manutenção que será realizado. O cedro e o mogno têm uma aparência agradável ao serem envernizados, mas a madeira deve ser selada a cada dois anos no mínimo. Toras de madeira prensada geralmente possuem vários nós, como o pinho. Depois de envelhecidas, podem ter uma aparência muita agradável. Forrar um canteiro ou vaso de plantas feito de madeira com sacos de plástico resistente antes de enchê-los de terra vai fazê-los durarem mais. Passe um conservante de madeira por dentro e por fora do canteiro para ajudar a prolongar a vida útil do objeto. Aplicações anuais de um selante de madeira também deve aumentar a vida útil dos canteiros.

Benefícios

Use esses tipos de madeira para construir canteiros que vão durar anos se forem construídos e mantidos adequadamente. Com uma camada de selante a cada ano, o cedro e o mogno podem durar 20 anos ou mais. Madeira tipo compensado podem durar uma vida. A madeira é um recurso renovável e com o manejo adequado, é ecologicamente sustentável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível