Maneiras de bloquear uma conexão Wi-Fi

Escrito por nicholas smith | Traduzido por pedro antonio
Maneiras de bloquear uma conexão Wi-Fi
É possível bloquear as conexões de entrada e saída de Wi-Fi (Michael Hitoshi/Photodisc/Getty Images)

As redes sem fio possibilitam a conveniência de acessar a Internet do seu lar e do escritório sem uma conexão física à rede. Por exemplo, é possível usar um roteador Wi-Fi para conectar laptops que possuam a placa wireless à rede Wi-Fi. Também é possível impedir que outros usuários acessem a rede, desativando a função de "broadcast", criando uma senha ou bloqueando determinados computadores. Também é possível garantir que o seu computador acesse apenas as redes preferidas.

Desativar a função de broadcasting

Ao conectar-se no roteador sem fio (Wi-Fi), ele transmite o nome dele -- ou SSID -- de segundos em segundos para computadores no alcance. Isso permite que computadores "alheios" e outros dispositivos (como celulares) se conectem a ele. Isso, por vez, reduz a quantia de banda larga disponível para você. É possível desativar a transmissão, ou função broadcast, acessando as configurações do aparelho e selecionando a função "Disabled" (Desativado), bem como também alterar o SSID.

Conectar-se à redes "preferidas"

Quando a conexão sem fio é ativada no computador, ela pode tentar automaticamente conectar-se às redes dentro do alcance. Você pode impedir que o computador faça essa conexão, selecionando as conexões preferidas de Wi-Fi. Para realizar o processo, é preciso apenas acessar o "Painel de controle" do computador, acessar "Propriedades de rede sem fio" e remover as redes que não deseja se conectar.

Criptografar a conexão

Caso hospede uma rede Wi-Fi, é possível impedir que outros usuários se conectem, criando uma senha criptografada. Para fazer isso, acesse as configurações de segurança do roteador e habilite a conexão de nome "WPA-2", "WPA2 Personal" ou "WPA2 Enterprise". É preciso ter uma senha criptografada útil para acessar a rede em cada computador que deseja conectar a ela.

Bloquear computador específico

Caso saiba o endereço MAC (Controle de Acesso de Mídia, da sigla em inglês) de um usuário, é possível digitá-lo no seu computador e bloqueá-lo de acessar a sua conexão Wi-Fi. É possível optar por permitir ou bloquear endereços MAC específicos. Acesse as configurações MAC do roteador sem fio para ativar ou desativar o filtro e optar entre "Permit Only" (Permitir apenas) ou "Prevent" (Bloquear).

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível