×
Loading ...

Maneiras rápidas de acalmar um cachorro hiperativo

Atualizado em 21 novembro, 2016

A hiperatividade é uma das principais razões pelas quais os cães são abandonados. Latir em excesso, morder móveis, cavar buracos e pular em pessoas são comportamentos típicos de cães hiperativos. Os filhotes são mais ativos que cães adultos e certas raças, tais como Jack Russell, pastores alemães e border collies, também são mais energéticas que outras. Independente da idade ou raça do seu cachorro, você pode usar alguns métodos simples para acalmá-lo

Algumas raças de cães são mais ativas que outras (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Exercício

A necessidade diária de exercício depende do tamanho, idade, sexo e quantidade de comida que o animal recebe. Se o seu cachorro não gastar energia correndo ou brincando, é provável que ele desenvolva comportamentos destrutivos.

Loading...

Brinque com seu cachorro

Brinque com seu cachorro todos os dias por pelo menos 30 minutos. Ele pode estar hiperativo porque quer chamar sua atenção. Você deve agendar um horário específico para brincadeiras, e não deve deixar que seu cachorro o manipule. Se seu animal perceber que a resposta que você dá ao comportamento hiperativo é atenção e brincadeiras, ele vai repetir o truque. Ao ignorá-lo quando ele estiver tentando chamar atenção, você evitará que ele repita o comportamento inadequado.

Estabeleça uma rotima

Se a insegurança do seu cachorro é a causa da hiperatividade, estabeleça uma rotina que você seja capaz de seguir. Seu animal deve ter um dia estruturado, comendo, caminhando e brincando nas mesmas horas. Isto ajudará seu cachorro a entender que, mesmo que você passe horas longe de casa (no trabalho, por exemplo), você retornará e brincará com ele.

Brinquedos interessantes

Ao sair de casa para trabalhar, dê ao seu animal um brinquedo que o desafie e estimule a atividade física. Construa um labirinto usando caixas de papelão ou coloque petiscos em uma caixa vazia que seu cachorro possa morder para descobrir a recompensa. Varie regularmente os brinquedos e atividades, para evitar que seu cachorro se entedie. Entretanto, nunca remova o brinquedo favorito, para evitar sofrimentos.

Comandos e recompensas

Observe a linguagem corporal do seu cachorro. Orelhas empinadas, narinas abertas e olhar fixo são sinais de que ele está agitado e pode se tornar hiperativo. Quando você observar que seu cachorro está prestes a pular em alguém ou latir, chame a atenção, mande seu cachorro se sentar e use um comando como "larga" ou "pare". Recompense seu animal se ele obedecer, para estabelecer uma associação positiva.

Consulte um veterinário

Consulte um veterinário se o seu cão passou a ser hiperativo recentemente. Ele pode estar sofrendo algum desequilíbrio hormonal ou hipertireoidismo. Entretanto, se o seu cachorro estiver saudável, não dê tranquilizantes, já que os efeitos colaterais podem fazer mais mal do que bem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...