Ciclos de vida dos cães

Escrito por adrienne farricelli Google | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ciclos de vida dos cães
Conheça as fases do seu melhor amigo (dog image by Krzysztof Gebarowski from Fotolia.com)

A vida de um cachorro, assim como a de um ser humano, é dividida em diversos estágios. Tais estágios são caracterizados por diferentes processos e por mudanças psicológicas e comportamentais bem definidas. Normalmente, cães pequenos amadurecem mais rápido e vivem mais tempo, enquanto cães maiores tendem a amadurecer mais devagar e viver menos. Quando se conhece as diferentes fases de vida, você fica melhor preparado sobre o que esperar e pode lidar com problemas em potencial de forma mais conveniente.

Outras pessoas estão lendo

Infância

Dependendo da raça do cachorro, a infância ocorre do nascimento até quando o filhote tem entre seis e 18 meses. Esta é a parte mais curta da vida de um cachorro e pode ser um desafio. O filhote normalmente pode viver com a mãe e com o restante da ninhada até que esteja totalmente desmamado, o que ocorre por volta de oito semanas de idade. Nesse período, a maioria dos filhotes são colocados para adoção e começam a ser efetivamente adestrados. A infância é principalmente caracterizada pelo comportamento brincalhão, pela exploração e por alguns estágios de medo quando o filhote passa por períodos de hesitação. A socialização tem um papel vital na infância e não deve ser ignorada.

Adolescência

Quando os donos de cachorros começam a relaxar porque seu filhote já está adestrado e não está mais mastigando tudo que vê pela frente, chega o período mais difícil da vida de um cão: a adolescência. Essa fase começa entre seis e dezoito meses e termina entre um e três anos. Cães adolescentes vão desafiar seus donos, testar seus limites e agir como se nunca tivessem ouvido um comando. Fisicamente, eles estão atingindo a maturidade sexual, e, caso não tenham sido esterilizados ou castrados, eles ficarão interessados no sexo oposto.

Idade adulta

A idade adulta começa entre um e três anos de idade e normalmente termina entre os seis e os 10 anos, dependendo da raça. É aí que a personalidade do cachorro finalmente se estabiliza depois do imprevisível e turbulento estágio da adolescência. Muitas vezes, os donos referem-se a essa fase como “a luz no fim do túnel”. Neste período, os cachorros não ficam mais testando seus limites e ficam mais relaxados depois que estabelecem uma rotina. Eles não apresentam mais os traços de hiperatividade das fases de filhote e adolescente, mas ainda precisam de exercício diário.

Terceira idade

Dependendo da raça de cachorro, a terceira idade pode começar entre os sete e os 10 anos. Cachorros nessa fase tendem a diminui um pouco seu ritmo. Raças maiores muitas vezes apresentam os primeiros sinais de dores nas juntas e podem ser menos tolerantes a exercícios. Um cachorro nessa fase normalmente é tranquilo e suave, mas, se estiver sentindo dor, pode agir de forma mal humorada. Dependendo da raça, os cães geralmente vivem de 10 a 15 anos.

Mitos

Apesar de as fases da vida dos cães serem semelhantes ao estágios da vida dos humanos, ainda existe um mitos segundo o qual cada ano da vida de um cachorro é equivalente a sete anos humanos. De acordo com o site Dog Breed Info Center, um cachorro de um ano equivale a um adolescente de 15 anos. Os veterinários criaram uma tabela muito mais precisa mostrando a comparação entre anos de cachorro e anos de ser humano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível