Maneiras de se tingir ovos para obter cores realmente vibrantes

Escrito por dianne hermance | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras de se tingir ovos para obter cores realmente vibrantes
Alcançar cores vibrantes ao tingir ovos nem sempre é fácil, mas existem maneiras de conseguir uma cor mais intensa (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Tingir ovos é uma tradição consagrada de artesanato em muitos lares, e é uma atividade que os pais podem fazer com seus filhos. No entanto, um problema com corantes comerciais é que eles nem sempre estão disponíveis em cores ou tons vibrantes ou profundos. Caso esteja procurando tingir ovos com uma tonalidade vibrante, existem algumas técnicas ou truques que se pode tentar para alcançar essas cores, e tudo o que é necessário são alguns produtos caseiros.

Outras pessoas estão lendo

Ingredientes naturais

Utilizar corantes naturais para colorir os ovos pode criar uma tonalidade vibrante. Existem diferentes ingredientes que você pode usar, dependendo da cor que desejar. Caso queira um ovo amarelo, pode-se usar açafrão, água e vinagre branco. Para fazer um ovo azul, pode-se usar repolho roxo, água e vinagre branco. Para um ovo roxo vibrante, você pode usar oxicoco, suco de oxicoco e vinagre branco. Um ovo verde-limão vibrante exigirá espinafre picado, água e vinagre branco. Para criar um ovo vermelho ou rosa, será necessário beterraba e vinagre.

Reforçando a cor

Caso queira criar cores vibrantes para o ovo, pode-se fazê-lo em pouco tempo. Às vezes, apenas embebê-los no corante durante vários minutos não é o suficiente para que o ovo adquira fortemente a cor, ficando apenas com um tom pastel. Deixe os ovos mergulhados em um copo cheio de qualquer corante comercial ou caseiro durante a noite, na geladeira, para conseguir uma cor mais vibrante. O corante e o ovo refrigerados resultarão em uma cor forte. Além disso, se quiser uma cor mais vibrante, use uma maior concentração de corante. Quando os ovos secarem, adicione adesivos ou outros enfeites para personalizá-los.

Usando o calor

Outra maneira de obter ovos coloridos vibrantes é polvilhar raspas de lápis em suas cascas. Peça a seus filhos que apontem um lápis. Depois que os ovos já tiverem sido cozidos, peça às crianças para polvilhar as raspas nas cascas dos ovos. Ponha-os no forno por alguns minutos e as raspas derreterão em cores vibrantes.

Dicas de segurança

Tenha cuidado para não manchar a roupa ou a pele com corante. Caso isso ocorra na pele, molhe um pano em vinagre branco e use-o para limpar a tinta, certificando-se de evitar passar o vinagre na boca. No caso de manchar a roupa, coloque-a de molho em detergentes pesados ​​ou uma mistura de partes iguais de água sanitária e detergente, se a roupa for branca. Caso você tenha alergias a algum dos alimentos utilizados nos corantes naturais, não coma os ovos. Certifique-se de lavar bem as mãos depois de cada etapa de preparação dos ovos, como depois de fervê-los, resfriá-los e tingi-los para evitar a contaminação bacteriana. Refrigere-os depois que terminar, para que não estraguem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível