Saúde

Como fazer a Manobra de Heimlich em bebês

Escrito por michelle johnson | Traduzido por marla maisonnett
Como fazer a Manobra de Heimlich em bebês

Alimentar seu filho com cenouras cruas aumenta o risco de asfixia

BananaStock/BananaStock/Getty Images

A asfixia é uma das principais causas de doenças e morte em crianças com menos de três anos. De acordo com a declaração das políticas pediátricas da Academia Americana de pediatria feita em 2010, bebês respondem por 30,5% dos episódios de asfixia não-fatais em crianças de 14 anos ou menos. 65% dos episódios fatais de asfixia com itens que não são comidas acontecem em crianças com menos de 3 anos. Um método muito conhecido para ajudar uma pessoa que está se engasgando é a Manobra de Heimlich. Ao aprender a técnica correta de realizar esta manobra em um bebê, você poderá salvar a vida do seu bebê -- ou do bebê alguém.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Identifique os sinais de um bebê engasgado. Se ele estiver tossindo ou querendo vomitar, sua garganta está parcialmente obstruída, e você deve deixar que ele tente tossir para que a garganta se desobstrua. No entanto, um bebê que não pode chorar ou tossir, e cuja face está ficando vermelha ou azul, precisa de ajuda imediata para desobstruir o objeto que está bloqueando suas vias aéreas.

  2. 2

    Grite para que alguém ligue para 193 (SAMU) caso você esteja com outras pessoas. Se você estiver sozinho, ligue você mesmo para o 193 enquanto você começa a fazer a Manobra. Mesmo que você tenha êxito, você ainda desejaria ter a ajuda médica a caminho o mais cedo possível.

  3. 3

    Verifique se na boca do bebê não há algum objeto asfixiando-o. Caso você consiga ver o objeto, cuidadosamente introduza seus dedos e tente removê-lo. Não introduza seus dedos antes de olhar pois é possível que ao invés de retirar, você empurre ainda mais o objeto pela garganta.

  4. 4

    Deite o bebê em seu antebraço com o rosto para baixo, sua cabeça em um nível mais abaixo que seu corpo, e o seu braço sobre a sua perna. Segure sua cabeça com a palma da sua mão. Se ele for muito pesado para segurá-lo com seu braço, segure-o em seu colo. Dê quatro palmadas nas costas do bebês.

  5. 5

    Vire o bebê com o rosto para cima, segurando-o contra seu antebraço com sua cabeça na palma da sua mão ou deite-o no chão. Coloque as pontas dos dedos sobre o esterno, que está localizado a um dedo de largura, em uma linha imaginária, para baixo do meio dos seus mamilos. Faça quatro compressões torácicas com profundidade entre 1,3 cm e 2,5 cm.

  6. 6

    Repita os golpes nas costas e as compressões torácicas até que o bebê comece a chorar ou a tossir -- quando isso acontecer você deve parar e deixá-lo tentar deslocar o objeto por conta própria -- ou até que chegue ajuda médica.

Dicas & Advertências

  • Inscreva-se em um curso de primeiros socorros de crianças ou bebês. Essas aulas lhe darão instrução profissional para realizar a Manobra de Heimlich em bebês e lhe ajudarão a se sentir mais capacitado ao enfrentar uma emergência de asfixia. Encontre o curso contatando o posto de saúde ou hospital mais próximo.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media