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Como manter o peso durante o inverno

O inverno é aquela época do ano em que dormimos mais, comemos mais e praticamos menos atividade física. Para piorar, ainda tentamos nos esquentar com alimentos supercalóricos como chocolate, fondue e massas, pois o corpo requer calorias de absorção rápida para manter-se aquecido. É claro que tudo isso resulta em ganho de peso. Mas com alguns cuidados simples é possível atravessar o inverno sem engordar. Confira-os abaixo.

Bebidas como café e chá aumentam o gasto energético e ajudam a emagrecer (David Oldfield/Digital Vision/Getty Images)

Não se esqueça de beber água

No frio, como a perda de líquidos é menor, a tendência natural é beber menos água. No entanto, de acordo com o endocrinologista Alfredo Halpern, beber água antes das refeições aumenta a sensação de saciedade, pois distende o estômago, o que nos leva comer menos. Além disso, de acordo com uma pesquisa alemã publicada na revista American Journal of Clinical Nutrition, quem bebe mais água durante uma dieta tem maiores chances de emagrecer.

Não se esqueça dos legumes

No inverno, é comum que as pessoas comam menos saladas, mas os legumes e vegetais continuam a ser essenciais para o bom funcionamento do corpo e, portanto, para a manutenção do peso. A dica é consumir esses alimentos cozidos, grelhados ou assados.

Coma com maior frequência

Já notou que no inverno a sensação de fome é maior? Não é mera impressão: "Como o organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal, ficamos com a sensação de fome mais cedo", esclarece a nutricionista Alessandra Almeida. Nesse caso, ingerir alimentos menos calóricos com mais frequência é o melhor para a manutenção do peso.

Consuma termogênicos

Segundo a nutricionista Tatiana Barão, "termogênicos são alimentos capazes de aumentar o gasto energético, ou seja, queimar mais calorias enquanto são digeridos". Ao aumentar a temperatura corporal, os termogênicos aceleram o metabolismo basal e aumentam a queima de gordura. Chá, café, pimenta e gengibre são exemplos de alimentos termogênicos.

Beba sopas, mas com cuidado

No frio do inverno, as sopas são excelentes para substituir alimentos mais calóricos e esquentar o corpo. Mas é preciso tomar cuidado, pois, dependendo dos ingredientes usados, elas podem engordar tanto quanto outros alimentos. Ingredientes como batata, bacon, mandioca e macarrão devem ser evitados ou consumidos com moderação. Prefira as sopas de legumes e fuja dos cremes prontos, que costumam ser altamente calóricos.

Emagreça as massas e o fondue

Ninguém consegue resistir a uma massa e a um bom fondue no inverno, então o jeito é tornar esses alimentos menos calóricos. Prefira massas com molho à bolonhesa simples e evite o molho branco, que é muito calórico. Quanto ao fondue, grelhe a carne em uma frigideira antes de colocá-la na panela, para que ela absorva menos óleo, e escolha molhos que não levem creme de leite. Para o de chocolate, use o tipo meio amargo e deixe-o com a consistência rala. E fuja do fondue de queijo.

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