O que é um mapa de Stakeholder?

Escrito por cynthia gomez | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um mapa de Stakeholder?
Stakeholders podem facilitar a organização de empresas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Empresas de todos os tipos têm vários grupos de stakeholders, que devem ser mantidos felizes. Entender quem são, o nível de interesse que eles têm em sua empresa e o quanto de esforço é necessário para deixar todos os seus stakeholders satisfeitos, pode ser complicado. Um mapa de stakeholders pode tornar a tarefa mais fácil.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Um mapa de stakeholder é uma ferramenta de negócios que permite que você veja uma representação visual de várias stakeholders da sua empresa (individual e grupos), nível de interesse e importância para a empresa. Ele geralmente parece um gráfico. Diferentes stakeholders ou grupos de stakeholders são classificados e listados de acordo com seu nível de interesse e do poder que exercem sobre a empresa.

Objetivo

Stakeholders têm poder sobre sua empresa e alguns deles são pessoas que possuem participação na empresa. Outros são os clientes que compram os produtos e serviços que a empresa oferece. Ainda há os empregados da empresa que são residentes na área. Alguns deles têm mais poder e influência sobre a companhia que outros, e há os que têm mais preocupações pessoais acerca das ações da empresa. Um mapa de stakeholders pode ajudá-lo a saber quem tem mais potencial para afetar a empresa.

Criando um mapa

Quanto mais stakeholders, ou grupos deles, uma empresa tem, mais complicado será o mapa, contudo, um mais simples lhe ajudará a ter uma ideia de como criá-los, além de lhe dar informações sobre os stakeholders. Faça uma tabela com quatro células, duas na linha superior e duas na linha inferior. A linha horizontal passando por elas representa o que deve ser classificado como "poder". Aquelas abaixo da linha possuem poder sobre a empresa, enquanto as que estão acima não. Acima do gráfico, escreva "nível de interesse" e logo abaixo, em cima de cada uma das linhas, escreva "baixo" e "alto". À esquerda do gráfico, acima de "poder", escrever "baixo" e depois "alto" abaixo dele. Isso ainda deixa você com quatro células vazias. Na célula 1 da linha 1, escreva "mínimo de esforço". Na célula 2 da linha 1, escreva "manter informado". Na célula 1 da linha 2, escreva "manter satisfeito" e na célula 2 da linha 2, escreva "contribuintes-chave".

Usando o mapa

Agora que você já tem seu mapa em branco, tudo o que está faltando são os verdadeiros stakeholders ou grupos deles. Pense sobre os quatro principais grupos de stakeholders que sua empresa tem e classifique cada indivíduo ou grupo com uma letra de A-D. Seus stakeholders "A" devem ser aqueles que exigem o mínimo de esforço e devem ficar na célula 1 da linha 1. Na célula 2 da linha 1, coloque os stakeholders "B", ou aqueles que devem ser informados sobre as ações da empresa. Na célula 1 da linha 2, coloque seus stakeholders "C", que são aqueles que devem ser mantidos satisfeitos. Na última célula, coloque seus contribuintes-chave. Quando você olhar para o mapa, deve ver claramente seus stakeholders e o que cada grupo significa para você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível