Mais
×

Como fazer marcadores de páginas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Você pode fazer marcadores de páginas utilizando o Adobe Illustrator ou outros programas de desenho. Marca páginas são ótimas lembrancinhas para convidados de festas e colegas de trabalho. Também podem ser utilizados como marcadores de assento no próximo almoço do clube do livro. Seus marca páginas vão medir 5cm de largura e 20cm de comprimento. Você poderá imprimir 5 deles por vez.

Instruções

Marcadores de páginas são úteis e podem ser um ótimo presente para colegas de trabalho (NA/Photos.com/Getty Images)

    Como fazer marcadores de páginas

  1. Abra o Adobe Illustrator, ou outro software de desenho, e configura a área de trabalho para paisagem. A área deve medir 28cm de largura e 22cm de comprimento. Crie uma grade com linhas de guia verticais e horizontais.

  2. Coloque a primeira linha de guia horizontal à 1cm e a segunda a 21cm. Isso vai criar suas margens superior e inferior. A primeira linha guia vertical será à 1cm e a segunda a 7cm; continue colocando linhas verticais em intervalos de 7cm; a última deve estar à 27cm. A primeira e última linhas serão as margens direita e esquerda.

  3. Agora você tem 5 espaços na sua área de trabalho e cada uma será um marca páginas. Salve isso como seu molde. Use o comando "salvar como" (save as) para criar um novo arquivo.

  4. Aplique o desenho desejado a cada um dos marca textos. O desenho deve incluir uma cor de fundo, um desenho abstrato ou figura e/ou um texto.

  5. Há três maneiras de aplicar o desenho. Faça o desenho dentro dos espaços dos marca páginas, utilize o comando copiar/colar para aplicar nos marcadores subsequentes ou "posicione" imagens que você tenha salvas no computador. As imagens devem estar em formato .JPEG para uma boa impressão.

  6. Você também pode imprimir uma cópia do seu molde e fazer seu desenho à mão nos marca páginas. Se utilizar este método, primeiro recorte os marca páginas.

  7. Utilize o papel cartão para imprimí-los. O papel cartão deve ser de gramatura 300g/m².

  8. Se você aplicou desenho de computador aos seus marca páginas, imprima o documento e recorte os marcadores.

  9. Recorte os marcadores utilizando um estilete, uma régua ou uma fita sem ácido. Posicione sua impressão em uma superfície rígida e passe fita nas laterais. Nas margens superior e inferior (criadas pelas linhas de guia horizontais), marque as bordas de cada marca páginas. Coloque a régua ao longo da borda esquerda no primeiro marcador e siga com o estilete. Isso vai recortar a margem esquerda.

  10. Coloque a régua ao longo da margem direita do primeiro marcador e seguindo as marcas das bordas superior e inferior, recorte a borda com o estilete. Repita o processo até que os marcadores estejam separados.

  11. Utilize o estilete e a régua para recortar as margens superior e inferior de cada marcador. Deixe como estão, ou utilize um furador para furar o topo e passar uma fita ou barbante para dar mais charme.

O que você precisa

  • Computador
  • Adobe Illustrator ou outro software de desenho
  • Papel cartão gramatura 300g/m², tamanho carta
  • Fita adesiva sem ácido
  • Estilete
  • Régua
  • Furador (opcional)
  • Fita (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article