Marcenaria com Festool

Escrito por dan boone | Traduzido por luana santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Marcenaria com Festool
As ferramentas da Festools facilitam a marcenaria (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A marcenaria, a arte e o comércio de trabalhar com madeira, tem uma longa história. Os primeiros seres humanos trabalhavam com pedras afiadas primitivas. Culturas chinesas e egípcias antigas criaram ferramentas de metal para trabalhar na madeira. A carpintaria floresceu durante milhares de anos. Hoje, os fabricantes destas ferramentas usam tecnologia de última geração, e uma empresa em particular, a Festool, é uma inovadora.

Outras pessoas estão lendo

Resumo

Em 1929, Albert Fezer e Gottleib Stoll desenvolveram a primeira motosserra portátil e criaram uma empresa chamada Festool. Depois de todos estes anos, a empresa projeta e fabrica uma variedade de ferramentas portáteis para trabalhar na madeira. Segundo o site da Festool, a sua reputação foi construída sobre precisão e desenho ergonômico. Seus produtos são usados ​​para serrar, fixar, polir e alisar.

Serras ciruclares

A inovação da Festool, a serra circular possui um sistema de corte patenteado usando um trilho de guia e proteção contra estilhaços para maior precisão. Esses dois dispositivos possibilitam trabalhar sem lasca em ambos os lados da lâmina. Estas serras pode ser utilizada para cortar inclinada ou perpendicularmente. Elas podem cortar grandes painéis de madeira padrão, assim como madeiras especiais para marcenaria. As arestas criadas por estes equipamentos são considerados "cola pronta". Os modelos incluem TS 75 EQ para projetos grandes e pesados ​​e TS 55 EQ para uso em madeiras nobres de armários.

Roteadores estacionários

Um roteador fura, corta, adorna e modela um pedaço de madeira. A Festool tem três tipos de roteadores, os modelos de números 1010, 1400 e 2200. O 1010 é pequeno e utilizado para tarefas delicadas de modelagem, entalhamento, diminuição e encaixes. O 1400 é para projetos básicos; pode fazer círculos e recortes de roteamento e retiro de material mineral. O 2200 é de última linha, com maior conforto e segurança e de baixo torque. Este modelo é utilizado para encaixe, entalhamento e modelagem, assim como grandes cortes, círculos e arcos.

Lixadeiras rotativas

Os dois tipos de lixadeiras da Festool são a RAS 115.04 e a 180, e o objetivo principal destas máquinas é remover de forma eficiente espessas camadas de tinta, verniz em metal ou madeira. Elas também podem polir metais e remover a ferrugem. A 115.04 é para pequenas áreas confinadas, enquanto que a 180 é usada para grandes e vastas superfícies.

Plaina elétrica portátil

Estas ferramentas são utilizadas para raspar ou adornar um pedaço de madeira. A Festool fabrica dois tipos, a EHL 65 E e a HL 850 E. Ambas permitem controlar a plaina em uma mão enquanto a outra segura o material que está sendo trabalhado. A EHL 65 E, boa para áreas difíceis de alcançar, tem uma única lâmina que cria um corte puro, suave e limpo para um acabamento simples ou colagem. A HL 850 E é projetado para a criação de um encaixe com dois pedaços de madeira.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível