Mais
×

Como mastigar alimentos duros quando os dentes doem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Alguns tratamentos ortodônticos ou reações alimentares podem fazer com que seus dentes doam. Quando isso acontece, a boca inteira dói junto. Comer alimentos duros fica muito difícil e você pode tentar eliminar os alimentos que gosta para evitar a dor.

Instruções

Corte a maçã em pedaços menores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Delimite a área da dor. Se seus dentes anteriores doem, empurre a comida para a parte de trás da boca e mastigue com os dentes molares. Mastigue somente de um lado, se o outro dói.

  2. Prefira alimentos duros que desmanchem na boca. Posicione a comida na boca e deixe que a saliva amoleça-a, antes de morder.

  3. Quebre doces duros ou salgadinhos em pedaços pequenos que não precisem ser mastigados. Deixe as suas papilas gustativas saborearem o alimento, antes de engolir. Mesmo que você mastigue, as porções menores ajudam a não machucar tanto os dentes.

  4. Corte alimentos duros como maçãs e cenouras em pedaços. Você pode cozinhar as cenouras para deixá-las macias. Algumas vezes, aquecer a comida por alguns segundos no micro-ondas deixa-a amolecida, sem transformá-la em um mingau.

  5. Passe a sua comida no liquidificador ou em um processador. Assim como a comida dos bebês, você vai começar a apreciar o sabor, e não apenas a textura.

  6. Equilibre as suas refeições, de maneira que elas incluam na sua maioria alimentos macios. Limite-se a comer somente um alimento duro e, ao mastigar, alterne entre alimentos macios e duros.

  7. Tome um analgésico, trinta minutos antes de se alimentar. Use uma solução de água salgada para aliviar a dor, antes e depois de comer.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article