Mais
×

Como matar baratas naturalmente

Atualizado em 17 abril, 2017

As baratas são criaturas sujas conhecidas por serem transmissoras de uma variedade de bactérias nocivas que espalham doenças. Existem diversos tipos de pós químicos e sprays que são usados para matar baratas, mas esses inseticidas também podem prejudicar o meio ambiente e a saúde humana. A infestação de baratas pode ser mantida sob controle através de métodos naturais.

Não é necessário utilizar produtos químicos tóxicos para matar baratas (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Você mesmo mata as baratas

Quando você vê baratas na sua casa, a primeira reação é pisar em cima delas, mas não faça isso de pés descalços. Use um chinelo ou um jornal enrolado para esmagá-la, com essa ação você diminuirá a infestação na área afetada. Isso faz um pouco de bagunça, mas é um método efetivo e rápido. Outro método eficiente é borrifar água com sabão diretamente sobre a barata, isso também irá matá-la. No entanto, esses métodos não são muito eficazes, porque você só pode matar as que você vê e os ovos que já foram depositados continuarão a crescer e eclodir futuramente.

Não alimente as baratas

As baratas não podem sobreviver sem comida e água, por isso não deixe que tenham acesso a nenhum dos dois. Uma casa limpa e arrumada evita a infestação de baratas. Além disso, mantenha o lixo do lado de fora da casa e bem tampado, isso irá impedi-las de comer os restos de comidas. Mantenha os alimentos frescos em recipientes fechados dentro dos armários e não deixe comida exposta do lado de fora por muito tempo. A área sob a geladeira e forno deve ser limpa regularmente, pois muitas vezes ficam restos de comida e gordura nesses locais.

Deixe as baratas sem água

Além de não permitir que as baratas tenham acesso a alimentos, certifique-se de que não encontrem água também. De acordo com um relatório publicado pela Universidade da Flórida, as baratas podem viver por duas semanas sem comida e água, mas elas são capazes de sobreviver somente com água por até 42 dias. Os canos que estejam com vazamentos são a maior fonte de abastecimento de água para as baratas. Pois se trata de um local onde, geralmente, elas passam despercebidas pelas pessoas. Embaixo da pia é o local favorito para elas encontrarem umidade. Portanto, verifique se há vazamentos ou água empoçada e mantenha a área seca. Se você tem animais de estimação, retire a vasilha de água quando o animal acabar de beber.

Armadilhas para as baratas e predadores naturais

Além de deixar as baratas sem comida, água ou precisar matá-las com um chinelo, outra forma eficaz de se livrar delas é fazer armadilhas não tóxicas em sua casa. Um tipo de armadilha que funciona muito bem é a utilização de um adesivo que impede que elas se movam. As baratas também têm vários predadores naturais como os calangos, pássaros, ratos, sapos e rãs. Obviamente, não é recomendado colocar esses animais dentro da sua casa, mas mantê-los muito afastados da sua residência pode resultar em uma infestação de baratas em torno dela.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article